Cada participante pode inscrever-se em UM minicurso.
Dia: 14/09
Horário: 8h30min as 12h
Local: Prédio 14 - salas serão disponibilizadas no dia anterior aos minicursos.
ATENÇÃO AS INSCRIÇÕES, AS VAGAS SÃO LIMITADAS
Link para inscrição nos minicursos: https://goo.gl/forms/EBynH4ZMYezfgl4o2
MINICURSO 1 - Água parada não vai rolar! - Educação Ambiental e o combate ao Aedes aegypti abordagens lúdicas na educação básica
Ministrantes: Roberta Soares da Rosa, Bianca Kussler de Oliveira e Fernando Bertoldi de Oliveira
20 Vagas disponíveis
Resumo:
- Acolhida e apresentação;
- Introdução do Aedes aegypti no Brasil, aspectos históricos e de saúde pública;
- Biologia do mosquito e o crescimento populacional da espécie;
- Abordagem educativa ambiental no combate ao mosquito;
- Possibilidade de práticas através de teatro, trilhas e jogos;
O tema da oficina será abordado através de explanação teórica, vídeos, roda de conversa, construção e vivência de atividades práticas sobre o tema.
MINICURSO 2 - “A educação não formal como suporte para a Educação Ambiental: uma experiência com o Projeto Abelink”
Ministrantes: Leticia Azambuja Lopes
20 Vagas disponíveis
Resumo:
- Introdução à Educação Não Formal;
- A oficina visa à conscientização a fim de sensibilizar a comunidade sobre a necessidade da preservação da população das abelhas, principais insetos responsáveis pela polinização e consequentemente pela produção de alimentos e sustentabilidade planetária. A oficina consiste na explicação sobre quem são as abelhas e a importância delas para o planeta. Para tanto, temos uma caixa contendo materiais lúdico-didáticos que demonstram quem são as abelhas, uma coleção didática de abelhas, com abelhas montadas em alfinetes entomológicos a fim de mostrar um pouco da diversidade das abelhas. Ainda há quatro lupas de mão para observação das abelhas.
MINICURSO 3 - Consumismo, obsolescência e seus impactos ambientais.
Ministrantes: Daniele Trajano Raupp, Schana Andréia da Silva.
20 Vagas disponíveis
Resumo:
“O consumo mantém a economia ativa e é responsável por geração de emprego e renda”. Esta afirmação muitas vezes é usada como justificativa para a obsolescência programada e obsolescência percebida, mas o que vemos é a concentração de riquezas e o esgotamento de recursos. A discussão destes assuntos em sala de aula pode ser um caminho para a mudança de cenário, através da sensibilização e aplicação de conceitos de química de polímeros no dia-a-dia. O minicurso será dividido em duas partes: áudio-visual e prática. No primeiro momento, serão apresentados vídeos a respeito da temática e abordagens possíveis em diferentes níveis de ensino. Serão apresentados resultados já obtidos e bibliografias disponíveis. Após isso, serão apresentados experimentos simples que podem ser realizados em sala de aula, na forma demonstrativa ou na forma de aula prática.
MINICURSO 4 - Pesquisa com Métodos Mistos aplicada à Educação
Ministrantes: Rossano André Dal-Farra
30 Vagas disponíveis
Resumo:
1) Pesquisa com Métodos Mistos: definições, contribuições e perspectivas
2) Aplicações da metodologia e possibilidades na Educação
3) Atividades com os participantes relacionadas aos Métodos Mistos na Educação
Princípios teóricos e aplicações da Pesquisa com Métodos Mistos na Educação com o foco na sustentabilidade. Serão demonstrados exemplos de pesquisas e possibilidades de utilização da integração entre componentes quantitativos e qualitativos em diferentes possibilidades de atividades para professores e pesquisadores. O minicurso será realizado por meio da exposição dialogada entremeada com a realização de atividades de curta duração pelos participantes.
MINICURSO 5 - Química Verde: Possibilidades no Ensino de Ciências
Ministrantes: Thaygra Severo Bernardes, Tania Renata Prochnow
20 Vagas disponíveis
Resumo:
A oficina ‘Química Verde: Possibilidades no Ensino de Ciências’ abordará a temática Química Verde, propondo estratégias para sua inserção em sala de aula. Serão discutidos os seguintes tópicos:
- Surgimento da Química Verde;
- Os 12 Princípios da Química Verde;
- Educação Ambiental, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Educação em Química Verde: Revisando e Repensando;
- Química Verde na Prática: Estratégias e Experiências para o Ensino Fundamental e Médio.
A oficina será iniciada com um breve questionário acerca das concepções prévias dos participantes sobre a temática Química Verde. Em seguida, será realizada uma sondagem inicial de forma oral para que os participantes comentem sobre suas experiências no ensino de Química Verde. A oficina será composta por uma parte teórica, de forma expositiva e dialogada, e outra experimental, propondo ideias de aplicação da Química Verde em sala de aula. Ao término da oficina, os participantes responderão um questionário para verificar suas concepções finais sobre o tema.