Submissões gerais
CONTRIBUINDO COM A SUSTENTABILIDADE E O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE UM DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DA FACULDADE CNEC FARROUPILHA | |
Cláudio Cristiano Liell, Marcos Ricardo Pretto, kELLY CARDOSO, NÁDIA NÁDIA |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) E A ABORDAGEM ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DO SABER | |
Jacinta Lourdes Weber Bourscheid, Maria Eloisa Farias |
INVESTIGAÇÃO DE CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DURANTE UM PROJETO EXPLORATÓRIO EM GESTÃO AMBIENTAL ESCOLAR (PGAE) | |
Aldrin Sarmento Santos, Tania Renata Prochnow |
ANÁLISE DA ÁGUA DO CÓRREGO JACUBA EM ARAGUAÍNA-TO: UM TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Edmilson Soares da Silva Costa, Tania Renata Prochnow |
COMPREENSÃO E SABERES DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE ACERCA DO OBJETIVO 16 DA AGENDA 21 Sustentabilidade e educação | |
Jerônimo de Oliveira Loureiro, Tânia Renata Prochnow |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT - AMAZONAS. | |
Gabriane da silva da silva matos |
NEUROCIÊNCIAS, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS | |
Everton Bedin, Ana Alice Pasin |
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: A IMPLANTAÇÃO DA COM-VIDA E AGENDA 21 NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA/RS - PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL | |
MÁRCIA FINIMUNDI, Angela Maria Jung Silvestrin, Daniel Jose Crocoli, Julia Zilio |
EXPLORANDO O TEMA RECURSOS HÍDRICOS ATRAVÉS DE PROJETO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias |
PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFORMAL: “O JARDIM BOTÂNICO VAI À ESCOLA” | |
Priscila Portela, MÁRCIA FINIMUNDI |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PROPOSTAS PARA ABORDAR A TEMÁTICA RECURSOS HÍDRICOS | |
Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Júlio Mateus de Melo Nascimento, Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes |
DESIGN DE PERMACULTURA COM PLANTAS MEDICINAIS HERBÁCEAS EM RESERVA LEGAL EM IBIRAIARAS-RS | |
Ana Alice Pasin, Everton Bedin |
POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL GUAJUVIRAS, CANOAS-RS | |
Cátia Gonçalves Monticelli, Jussara Alves Pinheiro Sommer |
OS TEMAS AMBIENTAIS E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
Cláudio Cristiano Liell, Arno Arno Bayer |
EJA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM TEMAS GERADORES | |
Júlio Mateus de Melo Nascimento |
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANOAS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL | |
Francini Rosa Paz, Priscila Diniz Junqueira |
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: O ENSINO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS | PDF () |
Renan Raimundo Torma, Jussara Alves Pinheiro Sommer |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇAS NO PÁTIO ESCOLAR: CAMINHOS DO PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL (IMA/PUCRS) EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE GRAVATAÍ-RS | |
Lilian Alves Schmitt, Leticia Paranhos De Oliveira, Andréia G. Machado, Leticia Sehn, Rosane Souza Da Silva |
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA AGENDA 21 NO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Kelly Petroni Ewald, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL: ABORDANDO AGENDA 21 NO ENSINO MÉDIO | |
Nêmora Francine Backes, Tania Renata Prochnow |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇO NÃO FORMAL | |
Lairson Ribeiro Vicente, Tânia Renata Prochnow |
O estudo da água e o meio ambiente | |
Vander Edier Ebling Samrsla, Mariangela de Camargo, Robson Andrades Heidrich, Jeferson Luis Rodrigues Cardoso, Patrícia Soares Martins |
ENSINANDO E APRENDENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA | |
Natalia Aparecida Soares, Maria Eloisa Farias |
ANÁLISE SOBRE A AGENDA 21 VOLTADA PARA A SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (MAGISTÉRIO) EM SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ, RS. | |
Magale Pereira, Leticia Azambuja Lopes |
(RE) CONSTRUINDO A MORAL ECOLÓGICA NA ESCOLA | |
Letícia Nascimento Oliveira |
RECURSOS NATURAIS, VISÃO SISTÊMICA E ENSINO MÉDIO | |
Joel Oliveira da Costa, Mariana de Souza Proença, Rossano André Dal-Farra |
ECOSSISTEMA E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL JUNTO A INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA. | |
Fernanda Carneiro Leão Gonçalves, Rossano André Dal-Farra |
EDUCAR PARA VALORIZAR O MEIO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA “ESPECIAL” NA CIDADE DE PAROBÉ/RS | |
Angélica Luana Gheno, Dinorá Maria De Oliveira, Simara Rodrigues Gheno, Rossano André Dal-Farra |
TRABALHANDO A AGENDA 21 NA ESCOLA: UTILIZANDO TABLETS COMO FERRAMENTA DE ENSINO | |
Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Julio Mateus de Melo Nascimento, Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes |
ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE: A AGENDA 21 BRASILEIRA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
Vanessa Fernanda da Silveira Camara, Tania Renata Prochnow, Rossano André Dal-Farra |
CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA E SUAS POTENCIALIDADES COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES - CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL/PUCRS | |
Andréia Golembieski Machado, Aline Vargas Jaques, Leticia Sehn, Lilian Alves Schmitt, Leticia Paranhos De Oliveira |
NEUROCIÊNCIAS, SONO E FORMAÇÃO DOCENTE: TRÍADE PARA QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS | |
Everton Bedin, Ana Alice Pasin |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA BASE DA ARBORIZAÇÃO URBANA: DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE VERDE NO MUNICÍPIO DE IBIRAIARAS – RS | |
Ana Alice Pasin, Everton Bedin |
A E. E. E. M. Padre Nunes-Gravataí/RS pelas lentes do Projeto Escola Sustentável | |
Aline Vargas Silveira Jaques, Andréia Golembieski Machado, Lilian Alves Schmitt, Letícia Paranhos M. de Oliveira, Rosane Souza da Silva |
PERCEPÇÕES PARA PROMOVER A SAÚDE E EVITAR A DOENÇA, DEMOCRATIZANDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE | |
Camila da Silva Nunes, Rudinei Robson de Bittencourt, Tania Renata Prochnow, Arno Bayer |
INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES POR MEIO DA MÍDIA IMPRESSA: OS INSETOS REPRESENTADOS EM UMA REVISTA NOS ÚLTIMOS 45 ANOS | |
Ricardo Wiliam Costa Assumção, Leticia Azambuja Lopes, Rossano André Dal-Farra |
EDUCAÇÃO PERNAMENTE PARA O TRABALHO E A VIDA: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ana Da Silva Rocha, Tania Renata Prochnow |
PROMOÇÃO DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM UMA FEIRA AGROECOLÓGICA DE PORTO ALEGRE - RS | |
Jaqueline Fumis, Tania Renata Prochnow, Paulo Tadeu Campos Lopes |
ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHANDO INTERDISCIPLINARMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ana Da Silva Rocha, Simara Rodrigues Gheno, Rossano André Dal-Farra |
ECOEFICIÊNCIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES NO MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ-RS | |
Josué Michels, Francine Araujo Borges Guaspari, Tania Renata Prochnow |
Saneamento Básico: interdisciplinaridade no Ensino Fundamental | |
Mariela Valduga, Tania Renata Prochnow, Rossano André Dal-Farra |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA BASE DA ARBORIZAÇÃO URBANA: DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE VERDE NO MUNICÍPIO DE IBIRAIARAS – RS | |
Ana Alice Pasin, Everton Bedin |