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TERAPIA COGNITICA COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS COM TDAH
Jaqueline Hermelino Gazineu, Vanessa Campos Cezar

Última alteração: 21-10-2014

Resumo


O presente estudo tem como objetivo, explorar algumas técnicas da terapia de abordagem Cognitivo Comportamental, utilizadas com crianças com Transtorno de Defciti de Atenção. Este estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica, onde os principais autores utilizados foram Judith Beck, Paulo  Dalgalarrondo e  Paulo Knapp  como bem como em percepções de experiências vivenciadas e técnicas trabalhadas com pacientes com este transtorno, na própria clínica escola (CESAP), onde esta queixa, é uma das principais demandas. O transtorno normalmente fica evidente em época escolar, quando os professores por vezes acabam chamando a atenção dos pais pelo comportamento da criança na escola; dificuldade de concentração nas atividades propostas, dificuldade de aprendizagem e baixo rendimento escolar. Desta forma, muitos pais procuram o auxilio da clínica escola da Ulbra de Guaíba (CESAP), encaminhados diretamente pela psicopedagoga da instituição de ensino. Ainda assim, muitos casos são diagnosticados precocemente, pois características de desatenção, são facilmente confundidas com a energia das crianças em fase pré escolar e escolar; as crianças recebem cada vez mais estímulos e precisam encontrar formas de “escoarem esta energia”. O diagnóstico é de difícil identificação e só é possível quando o indivíduo inicia o período escolar e apresenta os sintomas em pelo menos 2 ambientes distintos. (COUTINHO, G. et al, 2007)A medicação é parte muito importante do tratamento, pois pesquisas indicam que somente a intervenção terapêutica nos sintomas traz poucos benefícios em relação à medicação. Para que o tratamento seja eficaz, não somente o paciente, mas a família também precisa se psico educar para dar suporte ao paciente, pois a terapia cognitivo comportamental, é uma terapia colaborativa, ou seja; de nada adianta o paciente somente fazer uso da medicação, ou somente realizar as atividades propostas na terapia, mas sim, mudar seus hábitos de forma contínua com auxilio da família, que é muito importante para esta transformação. Em função destes aspectos é que o mais indicado é o tratamento combinado – medicação e Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que é a psicoterapia mais indicada para o tratamento do TDAH. Contudo, pode-se notar que as técnicas da TCC, são de grande valia no tratamento da TDAH, principalmente quando os pais se envolvem no processo de mudança de comportamento e acompanhamento do filho, dando o suporte necessário em casa, utilizando as técnicas para auxiliar na psicoeducação da criança.

Palavras-Chave: TCC, TDAH, criança.


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