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O DESAFIO DE CRIAR UM PLANO DE CARREIRAS: CRITÉRIOS E FERRAMENTAS.
Jaqueline Hermelino Gazineu, Vanessa Campos Cezar, Patrícia Kirst

Última alteração: 21-10-2014

Resumo


Um Plano de Carreira consiste numa estruturação organizacional que possibilita aos colaboradores galgar novos cargos e posições na empresa. Um plano conciso é aquele capaz de atender tanto as necessidades da organização, quanto os anseios e ambições profissionais e pessoais do colaborador. Tendo estudado as demandas existente, e objetivando evoluir o sistema organizacional da empresa Agropecuária Maragogipe inicia-se a criação de um Plano de Carreira, como estratégias na redução do turnover. Como objetivo geral: demonstrar os métodos de criação de um plano estratégico voltado para a valorização do capital humano a fim de reduzir o nível de turnover da empresa Agrop. Maragogipe; e específicos: orientar a criação de um programa estratégico organizacional voltado ao turnover; exemplificar métodos e técnicas utilizados para execução de um Plano de Carreira sólido para a empresa; evidenciar os benefícios da fidelização de funcionários através da motivação e valorização. A produção deste trabalho foi possível através do Estágio em Processos de Gestão, com observação e coleta de dados do sistema de trabalho da empresa. De acordo com Furbino (2008), ao se elaborar um plano de carreira, a empresa deverá fazer um diagnóstico de suas reais necessidades, atentar quanto à estrutura, política salarial a ser adotada, cargos, perfis dos profissionais, metas, capacidades e competências, visando sempre atender aos objetivos e expectativas da organização e dos profissionais. É preciso que fiquem bem claras as progressões, e que sejam definidos como e quando o profissional alcançará o crescimento, oferecendo igualdade de oportunidade a quem de direito. Para a criação de um Plano de Carreira, deve-se conhecer e estudar os cargos existentes na empresa. É necessário conhecer os níveis hierárquicos, a quem cada profissional responde, assim como cada setor é ligado na empresa, conhecer suas funções e atribuições, os conhecimentos que devem ter para as execuções das suas atividades, seus salários e benefícios. Para cada cargo, estudam-se as reais necessidades de conhecimento, assim, criando regras e exigências para os funcionários que pretenderem assumir em novas posições. Quando se conhece as necessidades de cada cargo, podemos exigir competências. Forbino (2008) diz que os benefícios da companhia que possui Plano de Carreira implantado e implementado são inúmeros. Dentre eles, podemos destacar a seleção interna de pessoal de forma mais consciente, a intensificação do relacionamento da empresa para com o colaborador, além de conseguir que os funcionários atuem motivados, contribuindo com o desenvolvimento profissional e organizacional. Conclui-se que as estratégias de RH, interligadas com a gestão de pessoas, podem trazer diversos benefícios para todas as empresas. A ideia de reestruturação de custos com pessoal, transformando, os valores gastos hoje, com troca de funcionário, em benefícios para ambos os lados. As empresas que se preocupam com seu quadro de profissionais e os tornam parte importante do processo de trabalho, são as excelências buscadas no mercado de trabalho nos dias atuais.

 

Palavras Chave: turnover; Plano de Carreira; funcionários; empresa; valorização.


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