Última alteração: 27-10-2014
Resumo
RESUMO
A escolha da profissão é um momento importante na vida dos jovens. O trabalho de orientação profissional ao fim do ensino médio mostra-se como uma valiosa ferramenta de apoio nessa fase decisiva da vida dos adolescentes. Com o objetivo de auxiliar jovens de 16 a 18 anos de idade, moradores da cidade de Guaíba, na escolha de suas futuras profissões foram realizados seis encontros com duas turmas da Escola Estadual Cônego Scherer, dos quais participaram 48 alunos estudantes do terceiro ano do ensino médio do turno da manhã. As intervenções foram realizadas por estagiárias do Serviço de Consultoria e Desenvolvimento Institucional: Empresa-Escola (SECODI) da ULBRA Guaíba. Nessas intervenções foram realizadas dinâmicas de grupo para fomentar a integração entre os membros da turma, bem como sobre a construção de redes para o futuro profissional. Além disso, foram realizadas a aplicação de instrumentos voltados para o auto-conhecimento e aulas expositivo-dialogadas sobre os atuais programas de governo para o incentivo aos estudos de nível técnico e superior. Os resultados ao fim da intervenção foram: uma boa adesão do grupo às atividades propostas, melhor entrosamento entre os colegas de turma, melhora nos aspectos de auto-conhecimento, aprofundaram o conhecimento sobre diversas profissões e áreas de interesse, assim como puderam escolher entre duas possíveis escolhas profissionais futuras. Conclui-se que a realização dessa atividade foi satisfatória, pois foi permitido aos alunos realizarem uma discussão sobre o seu futuro e suas possíveis escolhas. Salienta-se que o referido trabalho possui limitações, como o número de alunos participantes e o número de horas por encontro. Sugere-se que a realização de atividades como essa sejam realizadas antes do último ano do ensino médio, possibilitando o melhor aproveitamento por parte dos alunos diante dessa escolha praticamente decisiva de suas vidas em uma fase de intensas mudanças.
Palavras-chave: Orientação profissional. Adolescentes. Ensino médio.