Última alteração: 27-10-2014
Resumo
*Débora Branco Comin
*Juliana da Costa Becker
** Juliana Predebom
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar através de uma pesquisa qualitativa, o dia a dia de agentes funerários do município de Guaíba-RS. Abordando assim, os fatores que influenciam no bem estar dos mesmos
,
Palavras-chave: morte; agentes funerários; bem estar.
Docente do Curso de Letras e da Universidade Luterana do Brasil e orientadora deste trabalho.
Acadêmico da disciplina Estágio Básico II do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil.
foi coletada opinião de agentes funerários sobre a visão de morte dos mesmos analisando assim quais são as principais variáveis associadas ao bem estar dos agentes funerários e o nível de satisfação profissional dos agentes funerários.
O Fato é que existe pouco conhecimento no dia a dia desses profissionais e as implicações do trabalho para eles e para sociedade. Com base no exposto até então e nas poucas referências bibliográficas, observamos que estamos diante da pequena ou quase invisibilidade do agente funerário como merecedor de uma maior atenção por parte de pesquisadores, o que, em parte, justifica a relevância desta pesquisa.
Por fim, o presente trabalho, propõe dar voz aos agentes funerários, tão importantes nos dias de hoje, ao exercerem a função de cuidar do corpo morto e, consequentemente, cuidarem dos que ainda estão vivos, num momento em que estão tomados pela dor da perda nos possibilitando compreender melhor esse ofício, as possíveis dores que os envolve e as necessidades de cuidado desses trabalhadores – também cuidadores.
Essa pesquisa busca compreender os sentidos, os significados e as implicações do agente funerário, do lidar com a morte em seu cotidiano profissional, voltando à atenção para o cuidado com esses profissionais.