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TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – um estudo para pais e professores
Última alteração: 29-04-2015
Resumo
A presente revisão bibliográfica tem o objetivo de esclarecer para o público em geral, principalmente aos professores e pais sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), acerca dos sintomas, tratamento e diagnóstico correto. O Transtorno de Déficit de Atenção altera drasticamente a vida familiar. As familias com uma ou mais crianças com TDAH experimentam diferenças fundamentais em sua vida cotidiana, com as quais outras familias não tem de lidar. O nome Transtorno de Déficit de Atenção surgiu pela primeira vez em 1980, no assim chamado DSM-III (sigla em inglês para o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais, Terceira Edição). O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um quadro caracterizado pela presença de um desempenho inapropriado nos mecanismos que regulam a atenção, a reflexibilidade e a atividade motora. (LEGNANI e ALMEIDA, 2008) Este artigo baseou-se na revisão bibliográfica através de artigos, livros e outros para construção literária escolar e psicológica do mesmo. Pretende-se proporcionar aos professores um olhar diferenciado com relação à estas crianças, e aos pais o esclarecimento sobre o TDAH, para assim procurar o serviço especializado para ajuda do seu filho, proporcionando um melhor rendimento escolar. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas. É muito importante este envolvimento multidisciplinar para o tratamento das crianças e adolescentes com TDAH. Este estudo despertou-me o interesse em pesquisar mais sobre o assunto, visto que o encaminhamento de crianças pelas escolas à clinica escola da Ulbra é grande, no qual vivencio através do Estágio Básico III.
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