Portal de Eventos da ULBRA., XVII Seminário de Pesquisa

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Psicologia e Marketing
Larissa Silva Medeiros, Tarlise Santos Jardim, Demarcina Kalata Weinheimer, Elisabete Maldaner

Última alteração: 24-03-2015

Resumo


Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve revisão bibliográfica acerca da relação existente entre a psicologia e o marketing.

Desde a Revolução Industrial e o aumento da produção de mercadorias, houve uma maior preocupação com as questões que envolvem o consumo (Coelho, 2013).

Contudo, foi após a segunda Guerra Mundial que a Sociedade de Consumo despontou e tornou-se da maneira que a conhecemos atualmente. Com o aumento da concorrência os fabricantes tiveram que buscar estratégias utilizadas na guerra, através dos meios de comunicação emergentes, para alcançar as massas, nascendo assim a publicidade e a propaganda (Coelho, 2013).

Na sociedade de consumo, existem dois princípios muito importantes que regem o ato de consumir: o valor de uso e o de valor simbólico.

O valor de uso é agregado à funcionalidade de determinado objeto, já o valor simbólico está relacionado ao valor que depositamos no objeto, não somente por sua funcionalidade, mas pelo status de possuí-lo (Coelho, 2013).

Quando se trata de consumo, deve-se levar em consideração não apenas as necessidades básicas do indivíduo, como alimento, vestuário e segurança, mas também o desejo e o prazer do consumidor (Coelho, 2013).

Outro princípio estudado no campo do marketing é o consumo como forma de distinção. Ou seja, ele é utilizado como forma de diferenciação entre classes, e é aí que as marcas entram.

A psicologia no que diz respeito ao marketing, aplica os seus pressupostos para estudar o comportamento dos consumidores, procurando identificar quais os fatores que o influenciam no consumo de determinados produtos e quais as forças propulsoras que levam o mercado, como um todo, à determinados comportamentos de compra (Coelho, 2013).

O estudo do comportamento de compra envolve três atividades que são: obtenção, consumo e eliminação dos produtos.

A obtenção refere-se à forma com a qual o produto é adquirido, tais como as diversas disponibilidade no mercado e os fatores que podem influenciar na decisão (Coelho, 2013).

As pesquisas sobre o consumo propriamente dito,  estudam a forma como o produto será utilizado, levando em consideração o momento, local e quem irá utilizá-lo.

Por fim, a pesquisa sobre a eliminação do produto diz respeito à forma de descarte do objeto, o que considera o material utilizado no produto ou embalagem, e tempo de vida útil do produto.

Quando os consumidores pensam numa compra, diversas influências psicológicas modelam o tipo de decisão. Os fatores psicológicos afetam o comportamento humano, o estudo das necessidades e da motivação humana, de percepção, das atitudes, aprendizado e da personalidade, auxiliam os profissionais de marketing no entendimento da relação entre os fatores psicológicos e o comportamento de consumo (Samara e Morsch, 2005).

A psicologia é uma ciência preocupada em compreender os processos mentais e emocionais que afetam os comportamentos, assim, possuem relação direta com o marketing e os estudos voltados para o consumidor. Porém, é importante ressaltar, que aspectos éticos devem ser levados em consideração quando as ciências psicológicas são utilizadas para fins mercadológicos, potencializando o efeito do capitalismo na constituição das subjetividades.


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