Orientações para Submissão

1 Condições gerais para as proposições

   As submissões de trabalhos deverão ser feitas de 15 de junho de 2018 até  10 de setembro de 2018. O encaminhamento deverá, necessariamente, atender às seguintes condições:

- cadastro do trabalho no site;

- pagamento da taxa de inscrição no setor financeiro da Ulbra Campus Guaíba; 
- texto inédito, no formato de artigo ou resumo expandido devidamente revisado, apresentado no prazo previsto e estruturado conforme instruções específicas para cada modalidade (ver itens a seguir).

    Obs.: Todos os trabalhos inscritos serão avaliados por comissão responsável pela emissão do aceite.

2  Dinâmica

O evento terá diferentes modalidades de apresentação:

 
- SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA (para artigos, Resumos Expandidos de professores, alunos de pós-graduação ou trabalho de conclusão de aluno formado, apresentados na forma de colóquios).

 
- SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO SUPERIOR E TRABALHOS ACADÊMICOS (para acadêmicos de cursos de graduação, com apresentação na forma de pôsteres e artigo ou resumo com defesa oral).

 
- MOSTRA DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS E PROJETOS SOCIAIS (para atividades de Extensão Universitária e Projetos Sociais de Universidades e Empresas na forma de pôsteres e resumos).

2.1 Seminário Intermunicipal de Pesquisa

Destina-se à apresentação de trabalhos de professores e de alunos de Pós-Graduação da Ulbra ou de outras Instituições de Ensino Superior através da realização de colóquios, estabelecendo discussões temáticas.

Os inscritos poderão submeter:

*         Artigos (de 10 a 15 páginas)

OU

*         Resumos Expandidos (4 a 5 páginas) , excetuando-se as referências bibliográficas e os anexos. 

 
   Os trabalhos terão apresentação individual oral (10 minutos), com possibilidade de debate, também podendo ser acompanhados de um pôster (ver modalidade 2.2)

 

2.2 Salão de Iniciação Científica do Ensino Superior e Trabalhos Acadêmicos

Voltado para a participação de acadêmicos da Ulbra e de outras Instituições de Ensino Superior, visando valorizar as atividades de pesquisa acadêmica e o intercâmbio de informações.

O trabalho a ser apresentado no pôster deve ser acompanhado de:

*         resumo (300 a 500 palavras) 

OU 

*         artigo científico, de 5 a 10 páginas, excetuando-se as referências bibliográficas e os anexos. 

O pôster deverá conter cabeçalho (nome da faculdade, departamento, instituição, título do trabalho, nome dos autores, nome do orientador e órgão financiador), introdução (incluindo fundamentação teórica, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referência bibliográfica).
Medida: 60cm (largura) x 90cm (altura).

2.3 Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais

Constitui-se num espaço de atividades de Extensão Universitária na comunidade (atividades sociais desenvolvidas pela Universidade) e, também, um espaço para apresentação de projetos sociais da Universidade ou realizados por empresas públicas e privadas.

O trabalho a ser apresentado no estande deverá ser claro na definição dos objetivos, materiais, metodologia, descrição dos resultados e elaboração das conclusões, acompanhado de Pôster.

A Mostra e os Projetos Sociais estão mais voltados à divulgação dos trabalhos de modo interativo, nas seguintes condições:

- sejam apresentadas em forma de estandes e pôsteres;

- favoreçam a interação com a comunidade;

- mantenham o formato de recursos adequados de apresentação;

- explicitem a exposição dos resultados.

 

3 Sobre a digitação/formatação

- Programa Word for Windows

- Papel tamanho A4

- Margem superior e esquerda 3cm

- Margem inferior e direita 2cm

- Fonte: Times New Roman

- Tamanho da Letra: 12 pontos

- Espaçamento entre linhas: 1,5cm

- Alinhamento: Justificado

- Páginas numeradas a partir da segunda, no alto, à direita

- Título em maiúsculo/negrito e separado do texto por três espaços
- Subtítulos em maiúsculos e separados do texto por dois espaços.

 

  4  Sobre referências bibliográficas

- Citações e notas conforme as normas da ABNT em vigor.

- Notas em rodapé.

- Referências bibliográficas ao final do artigo, contendo exclusivamente as obras citadas.

 

5 Sobre a publicação

Os trabalhos aceitos serão publicados na íntegra nos anais virtuais do evento com ISSN. Para viabilizar a publicação, devem ser respeitados os prazos de envio dos diferentes textos, bem como ser realizada a apresentação oral do trabalho em data marcada.

 

6 Procedimentos para inscrição

      As inscrições estão condicionadas à submissão dos trabalhos.

       Preencher corretamente o nome e o sobrenome de todos os autores durante o cadastro dos textos, pois a plataforma utilizará essas informações para a publicação dos itens enviados.

            Os professores orientadores deverão ser citados como AUTORES do trabalho.

         O pagamento deverá ser feito no SETOR FINANCEIRO da Ulbra Campus Guaíba até o ato de entrega do pôster, dias 29, 30, 31/10 e 01/11/2018, de acordo com o valor estabelecido.

Prazos e valores para a inscrição de trabalhos

Inscrições: 15/06/2018 a 10/09/2018

Envio do trabalho: na inscrição
Aceite: até 08/10/2018

Entrega dos pôsteres: 29, 30, 31/10 e 01/11/2018

Retirada dos pôsteres: De 12 a 14/11/2018

Seminário: 6, 7 e 8/11/2018

Acadêmicos da ULBRA: R$ 25,00 (por trabalho)

Professores da ULBRA: R$ 30,00 (por trabalho)

Demais participantes: R$ 35,00 (por trabalho)

Inscrição para ouvintes: R$ 15,00 (até a data do evento no Apoio Financeiro do Campus)

 Obs.: Cada inscrição dará direito a um certificado por trabalho. A expedição de mais vias para os participantes deve ser requerida, via protocolo, na Central de Atendimento, mediante pagamento de taxa.