Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
O IMPACTO DO ESPORTE NA VIDA DOS JOVENS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DO CRAS TEMPO DE VIVER
Larissa Garcia, Mayara Janovik

Última alteração: 31-08-2023

Resumo


O estudo atual se trata de um projeto de pesquisa vinculado ao Estágio de Processos Institucionais e de Saúde, e neste momento serão apresentados apenas os resultados esperados.

A temática do projeto retrata sobre o impacto que o esporte tem na vida dos jovens que são usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Tempo de Viver, que fica localizado na cidade de Sentinela do Sul. O esporte é uma das portas de entrada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos no CRAS, com atividades envolvendo Escolinha de Futebol, Ballet, Ginástica, entre outros. Dentre essas atividades esportivas o grupo que mais cativa os jovens da cidade é o futebol.

O presente projeto visa enfatizar a cerca do papel positivo que as atividades esportivas têm na vida dos jovens. Buscando incentivar cada vez mais crianças e adolescentes a participarem das atividades esportivas ofertadas através do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos e inspirar o desenvolvimento de novas atividades relacionadas ao esporte, que possam contribuir positivamente na vida dos jovens.

O CRAS possui funções bastante significativas que perpassa entre oferta de serviços, atividades, programas e projetos assistencias, assim como articulações e fortalecimento da rede de proteção básica e a prevenção de situações de risco. O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, servindo como uma “porta de entrada” para o Sistema. O SCFV tem como objetivo estimular e orientar os sujeitos, direcionando-os para possíveis reconstruções em suas histórias, seja elas particularizas ou coletivas, na família ou na comunidade. O serviço deve estar organizado de modo a possibilitar trocas culturais e de vivências, fortalecendo os vínculos familiares dos indivíduos participantes dos grupos, a socialização e o convívio na comunidade.

A convivência social, esta muito presente dentro dos objetivos das ações realizadas no CRAS, mediante os próprios grupos, é possível conceder momentos de interação entre os usuários, possibilitando trocas e convivências. Neste sentido, os aspectos ligados à convivência social potencializam a superação das vulnerabilidades sociais, por meio de um processo de construção e fortalecimento de vínculos.



É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.