Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

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pensando no futuro em tempos de pandemia
Jennifer Lima, Samantha Doring, Tamyris Farias, Ingrid Francke

Última alteração: 31-08-2023

Resumo


Esse estudo trata-se de uma análise teórica da prática do Estágio em Processos Educativos realizado no Serviço de Consultoria em Desenvolvimento Institucional e Escolar (SECODIE), projeto de extensão vinculado à Ulbra Guaíba que conta diversos projetos direcionados a comunidade se forma gratuita. O projeto Pesando no Futuro tem como objetivo orientar e promover a reflexão acerca das diversas áreas de atuação no mercado de trabalho atual. Na prática do estágio em psicologia, esse projeto utiliza o Teste de Habilidades e Preferências Profissionais de John Lewis Holland, em alunos do último ano do ensino médio das escolas públicas do Município. Para Sparta e Gomes (2005), a adolescência é uma fase da vida caracterizada por uma série de mudanças, não somente fisiológicas, cognitivas e psicológicas, mas também, em relação aos novos papéis sociais que devem ser assumidos pelos jovens. O jovem brasileiro que conclui o ensino médio se vê pressionado a fazer escolhas profissionais, dentre elas, trabalhar e continuar seus estudos. O ingresso na educação superior é tido como a alternativa principal para esses adolescentes, porém existe também um desestímulo daqueles estudantes que, por sua vez, desconhecem as novas e possíveis alternativas de educação superior e profissional. OBJETIVO: Refletir sobre os dilemas enfrentados pelos adolescentes ao se deparar com a conclusão do ensino médio e as pressões feitas pela sociedade para que decidam sobre seus futuros em meio a tantas outras mudanças do ciclo vital e principalmente no momento pandêmico do qual vivemos atualmente. DESENVOLVIMENTO: O investimento na escola é visto como prioridade aos olhos da sociedade e das famílias. A sociologia nos mostra que o investimento que os indivíduos dão na escola não é um fenômeno individual, e sim familiar. Dessa forma os recursos decorrentes da posição ocupada pelas famílias na estrutura social, facilitam ou dificultam o acesso à educação. A família, então, tem peso determinante na escolha da carreira de seus filhos (DIOGO, 2006). Pensando nestas dificuldades, o projeto foi adaptado o para ser aplicado de forma virtual, através de um formulário preenchido na plataforma Google Forms e seu feedback com resultados e discussões, foi realizado através de agendamento de forma individual ou em grupo, através das plataformas de chamada de vídeo ou e-mail, de acordo com a necessidade do jovem. O questionamento deste estudo nos fez refletir sobre a realidade social na qual o estudante está inserido onde a perspectiva de profissões fora da realidade vivida pela comunidade onde as intervenções estão sendo aplicadas, podem gerar desestímulo na continuidade de seus estudos e planos futuros e que essa realidade deve ser trabalha com os estudantes. METODOLOGIA: Análise teórica da prática do estágio em processos educativos realizado no SECODIE. CONCLUSÃO: É importante que na nossa prática no Estágio em Processos Educacionais possamos trabalhar com os jovens aspectos que vão além da orientação profissional que aplicamos, levando em conta também o contexto socioeconômico em que estão inseridos, uma vez que muitos alunos advindos de ensino público, nem sempre poderão ser inseridos no ensino superior tão logo sua saída da escola.



Palavras-chave


Pensando no futuro; Vocação; Pandemia.

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