Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

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RECULUTA DA CANÇÃO CRIOULA: O POTENCIAL PEDAGÓGICO TRANS- DISCIPLINAR DO EVENTO PARA O MUNICÍPIO DE GUAÍBA
Anaí Antunes da Silva, Jorge Luis Froes Andriotti, José Filipe Nunes

Última alteração: 24-11-2022

Resumo


O presente projeto tem como objetivo principal refletir acerca do tema a Reculuta4daCanção Crioula como subsídio pedagógico para a educação escolarizada no município deGuaíba. Com delineamento híbrido, este estudo destina-se a observar, descrever e analisar deforma reflexiva, através de pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de referênciasbibliográficas e não bibliográficas, a fim de identificar e exaltar as possibilidades, bem comoinstigar as instituições de ensino a fazerem uso, como material didático-pedagógico, dofestival cultural de música que aconteceu em Guaíba de 1982 a 2013, se tornou patrimônioimaterial da cidade em 2019 e em 2020 foi resgatada a sua realização na modalidadetotalmente virtual em razão da pandemia de Covid-19, o presente estudo também explicita narealização do evento em ir além da prática que dá visibilidade aos setores turístico eeconômico. “É o saber da História como possibilidade e não como determinação. O mundonão é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora naobjetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quemconstata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não souapenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, dapolítica, constato não para me adaptar, mas para mudar”. (FREIRE, 1996, p. 85,86). Sendoassim, o presente trabalho tem por objetivo, como já adiantado anteriormente, apresentar apossibilidade do uso do evento cultural festival de música Reculuta da Canção Crioula comosubsídio pedagógico para a rede municipal de ensino superando a receita repetitiva derelacionar a cultura local somente ao evento histórico da Revolução Farroupilha, mas simfazer uso da potencialidade “escolarizadora” que carrega o festival de ampla participação e1 Pedagoga graduada pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Guaíba. Mail: anaiantunes@rede.ulbra.br2 Acadêmico da disciplina Pesquisa em História, do curso Licenciatura em História na Universidade Luterana doBrasil – ULBRA Guaíba. Mail: jorge.andriotti@rede.ulbra.br3 Docente do curso de Pedagogia da Instituição ULBRA-Campus Guaíba. Mail: jose.nunes@ulbra.br4 A Reculuta da Canção Crioula de Guaíba, festival de música nativista tem o reconhecimento como PatrimônioImaterial de Guaíba, através da Lei Municipal 3817.
engajamento popular podendo ser utilizado em conteúdos de todas as disciplinas curriculares.Haja vista que estudar a historicidade local não se limita ao nome de ruas, personagensimportantes ou datas comemorativas, mas às realidades que inserem tanto educando quantoeducador em um contexto histórico que lhes é comum, que tem significado e pode ser entãorelacionado com a conjuntura nacional e internacional. Além disso aprender a partir do queestá mais próximo contribui para o sentimento de pertencimento e autoestima dos estudantes,pois problematiza situações cotidianas, reaviva o debate e a curiosidade, além de estimular aconscientização de sua cidadania. “Devemos trabalhar de forma que a memória coletivasirva para a libertação e não para a servidão dos homens” (LE GOFF, 2003, p. 477).Estudar a história local e regional de modo transdisciplinar contribui efetivamente nãosomente para a compreensão da história global, mas também para a percepção da relação, dodiálogo, da “tecitura” que há entre as áreas de conhecimento desenvolvidas curricularmente.“O parcelamento e a compartimentação dos saberes impedem apreender o que está tecidojunto” (MORIN, 2000, p.45). Sendo assim, estudar atravessando o tema possibilita analisarem diversas dimensões através da apresentação em objetos de conhecimento nãofragmentados, as micro-histórias que vão compondo o pertencimento a histórias e saberesmaiores sem perder, no entanto, durante essa trajetória de aprendizagem a capacidade dereconhecer as particularidades daquele micro, daquele ponto de partida que diz tanto de suaprópria história, que o constitui como sujeito pertencente a algum lugar construindoverdadeiras pontes entre os saberes.

Palavras-chave


cultura, educação, escolarização, autoestima, historicidade.

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