Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA

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Dislexia: o que é e como reconhecer?
Camila Correa de Abreu, José Filipe Nunes

Última alteração: 24-11-2022

Resumo


A complexidade de entendermos o que é dislexia está vinculada ao entendimento de um serhumano, ou seja, de que forma aprendemos, do que é memória, de que forma a aprendizagemnos é facilmente interpretada ou não. Entender como aprendemos tem trazido muitasrespostas sobre o que é realmente a dislexia; essa porém tem base neurológica, e que existeum fator genético para tal problema e, contudo pode-se tornar sim hereditária repetindo-se noambiente familiar. A dificuldade de definição e conhecimento da dislexia faz com que toda ainformação se confunda. A mesma podemos dizer que seria um “analfabetismo funcional”;porém trata-se de uma especifica dificuldade de aprendizado da linguagem: em escrita, emleitura, em soletração, em linguagem expressiva ou receptiva, entre outros. A dislexia não temcomo causa a falta de interesse, de vontade ou esforço, bem pelo contrário, há um grandesofrimento em aprender algo que a mente não consegue assimilar, antes de qualquer definiçãoa dislexia é um jeito de ser e de aprender, a expressão individual de uma mente, muitas vezesbastante genial, mas que aprende de maneira diferente. O trabalho se baseia em uma pesquisabibliográfica com bases em livros, internet e pesquisas avançadas que umacriança/jovem/adulto com dislexia pode sim viver em meio a sociedade e ter sucesso em suaaprendizagem.Algumas crianças obtém a capacidade de superar a dificuldade sem sequelas, outras já nãoconseguem atingir a literalidade. A leitura consiste em extrair e captar informações de textos,e não uma simples decodificação de símbolos trata-se de um processo ativo daquele que lê;esse dispõe da capacidade de processar, integrar e exprimir informação, isto é, de um ato ouprocesso de apropriação de conhecimento a que vulgarmente se chama cognição. A dislexiapode ser superada em tempo útil com uma reeducação multiterapêutica, mas as suas causasmantêm-se inalteradas. A maioria das crianças aprende a ler sem dificuldades, outras nãoaprendem a ler por instrução “suboptimal” ou de muito baixa qualidade, outras ainda nãoaprendem a ler devido a limitações cognitivas, enquanto as crianças disléxicas não aprendema ler no tempo adequado ou esperado, independentemente da sua inteligência ser normal e dascondições de ensino serem minimamente satisfatórias.Por fim, constata-se que se deve proceder com cautela no diagnóstico de dislexia. Pois amesma pode ser confundida com outras formas de dificuldades pedagógicas, o melhor modo aproceder, seria encaminhando o mesmo a um profissional capacitado, como, psicólogo,fonoaudiólogo, psicopedagogo e etc. para que seja realizado o diagnóstico correto. Oprofessor tem um papel importante na percepção, porém os pais também têm, pois mesmo nãotendo cura, há sim uma forma de amenizar tal sofrimento e dificuldade, e essa ajuda éfundamental para o desenvolvimento tanto na vida escolar como na vida social de uma criança.

Palavras-chave


aprendizagem, dislexia, dificuldades de aprendizagem.

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