Última alteração: 24-11-2022
Resumo
INTRODUÇÃO: Aprendemos com Vygotski que “ o desenvolvimento infantil está relacionado na convivência com o ambiente em que vive, ela aprende e logo após se desenvolve, desta maneira, o desenvolvimento de uma pessoa se dá pela conquista/aprendizagem de tudo aquilo que o ser humano criou socialmente ao longo da história da humanidade”. Na Educação Infantil não deve ser o diferente, pois esse período entre 0 e 5 anos que pode fazer diferença no futuro da criança sendo o alicerce para o desenvolvimento superior. OBJETIVO: Este trabalho teve por objetivo vivenciar processos de ensino nas escolas de educação infantil ou em creches, o desenvolvimento dos alunos, as condições e as situações favoráveis no caminho da formação de cada educando. Possui o compromisso de elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, com base na observação da realidade da escola, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica conforme é ensinado no curso. DESENVOLVIMENTO: Aprendemos que a educação infantil é a melhor fase para estimularmos nas crianças a curiosidade por algo novo, pois isso é desenvolvido através do lúdico e de brincadeiras, dessa maneira trabalhamos os valores, o conhecer-se a si mesmo, o participar, a convivência com as pessoas em sua volta, a lateralidade e vários outros conteúdos. METODOLOGIA: Foi utilizado como método para aprendizagem a construção de sinaleiras, de meios de transporte com papéis cartazes, colas e recorte com tesouras, pinturas e jogos para conscientizar os cuidados que devemos ter no trânsito e por isso temos que respeitá-los. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que através da prática que é possível conscientizar o alunos desde a educação infantil que é necessário sermos prudentes no trânsito sempre respeitando e entendendo o direito de ir vir das pessoas.