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TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM SINTOMAS DE ANSIEDADE INFANTIL
Jorgea Barcellos

Última alteração: 26-10-2019

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise teórico prática, desenvolvida no Estágio em Psicologia e Processos Clínicos I, realizado na Clínica Escola de Serviço de Atendimento Psicológico (CESAP), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Guaíba. Com o foco no aprofundamento teórico, sobre o tema do manejo da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em quadros ansiosos infantis, fenômeno muito recorrente na procura por atendimentos psicológicos na CESAP, utilizou-se alguns relatos de atendimentos na abordagem da TCC, para relatar os sintomas referidos de duas crianças, de 7 e 8 anos de idade, ambos do sexo masculino.  Um dos casos possui comportamentos repetitivos de vocalização, medo de dormir sozinho, e movimentos estereotipados de piscar os olhos. O outro jovem, possui ansiedade de separação, sintomas de encoprese, agitação psicomotora, e movimentos estereotipados de revirar os olhos. Os resultados mostraram que a ansiedade infantil, pode ser um preditor do transtorno de ansiedade em adultos. Estilos Parentais que envolvem superproteção e controle em demasia estão associados à baixa auto eficácia em crianças, fator que está diretamente relacionado aos transtornos de ansiedade. O tratamento para quadros ansiosos através da TCC, utiliza a correção de pensamentos distorcidos, treino de habilidades sociais, exposições graduais e prevenção de respostas através da classificação em uma hierarquia de sintomas

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