Última alteração: 26-10-2019
Resumo
O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) apresenta diversas características como o medo excessivo, tornando a pessoa temerosa e ansiosa em situações que envolvam interações sociais e que tenha a possibilidade de serem analisados, pois o indivíduo tende a sentir-se humilhado ou rejeitado. O TAS em crianças pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento no que diz respeito as habilidades sociais. Em consequência disto, o indivíduo pode tornar-se incapaz de criar vínculos sociais, tanto no nível emocional quanto em outras áreas, como escolar e familiar. O objetivo deste trabalho, buscou investigar, a partir de uma revisão narrativa, quais a principais consequências no TAS em crianças que desenvolvem a patologia, e como esta afeta na construção de habilidades sociais, ainda, demonstrar os comportamentos comuns que as crianças com a patologia tendem a manifestar. Como resultados, foi constatado que os comportamentos mais apresentados por crianças com o TAS são choro, ataques de raiva, permanência junto a pais ou familiares, ainda, podem ficar tímidas e isolar-se, evitando o contato com adultos e com seus pares. Além disto, identificou-se impactos negativos no que se refere ao desempenho educacional, pois o medo e evitação em interagir com grupos e participar de atividades pode ocasionar em prejuízos acadêmicos, ainda, existir mais chances da criança abandonar a escola. Sabe-se que as competências sociais são fatores de extrema importância para um desenvolvimento adequado, enquanto que habilidades sociais pobres podem desencadear problemas psicológicos no futuro. Desta forma, conclui-se que garantir que a criança desenvolva habilidades sociais satisfatórias, contribui para relações sociais harmoniosas, maior capacidade de lidar com situações estressantes, habilidades de comunicação e expressão, o que resulta em amizades, respeito e consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Transtorno de Ansiedade Social; habilidades sociais; crianças.