Última alteração: 26-10-2019
Resumo
Este artigo foi elaborado com a intenção de analisar a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica através da observação de uma turma de EJA e também, busca em materiais bibliográficos alusivos ao tema principal. Levando de encontro o embasamento teórico aos dados coletados, destacaram-se duas categorias que se mostraram influentes neste processo: a evasão dos alunos nas salas de aula está acontecendo e se mostrando aparente cada vez mais, devido à falta de preparação dos educadores, que é a segunda categoria, demonstrando que os professores estão voltados apenas para educação regular, enquanto cursada no tempo “certo” perante a sociedade. Concluiu-se então, a importância do corpo docente em conscientizar-se perante o aluno que está cursando a Educação de Jovens e Adultos, devido o mesmo possuir uma bagagem de experiências pelo fato de ter vivências diariamente de formas distintas visando a EJA atender a uma clientela que não teve oportunidade de estudar no tempo regular ou que deixou de frequentar as aulas, sinalizando o afastamento das atividades escolares durante o ano letivo.