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A TRANSIÇÃO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
INGRID DAVILA FRANCKE, KÊNNIA MARIA KUNDE VENSKE, PATRÍCIA MUNSKE BORGES, THACIANE SOARES DOS SANTOS

Última alteração: 05-02-2018

Resumo


O presente estudo propõe uma reflexão sobre o processo de orientação vocacional e orientação profissional, buscando explorar as distinções entre os mesmos, uma vez que, não raro, observa-se o uso dos dois constructos como sinônimos. Objetivou-se explorar em um contexto abrangente, ambas as abordagens, percorrendo sobre as primeiras metodologias propostas para Orientação Vocacional (OV) sob a perspectiva de Frank Parsons, e posteriormente sobre a recente metodologia de Orientação Profissional (OP), bem como, apontar alguns marcos teóricos que influenciaram esta transição de OV para OP. Assim, através de uma revisão narrativa da literatura, concluímos que as duas metodologias são funcionais, entretanto a OP surge como uma atualização da OV, uma vez que elas compartilham os mesmos interesses onde ambas orientam o indivíduo em sua busca profissional, contudo esta última abrange outras necessidades profissionais emergente que a OV, dada a sua época e contexto sociocultural, não abrangeu.


Palavras-chave


Orientação Vocacional, Orientação Profissional, Transição.

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