Última alteração: 30-03-2017
Resumo
As reflexões apresentadas são oriundas de uma pesquisa documental que tem como foco analítico-discursivo o direito à educação de qualidade, compreendida a partir do que preconizam os Marcos Regulatórios da Educação, nos âmbitos nacional e internacional, refletindo sobre as decorrências do que estabelecem tais Marcos para a ação educativa nos diferentes contextos. Neste texto, direcionamos o olhar para o contexto de uma experiência realizada, por um dos autores, em Scampia, na Itália, onde os desafios do cotidiano e do contexto serviram como motivação para construir o Projeto Io Valgo (Eu tenho valor), numa escola de segunda oportunidade para jovens, com abandono escolar. Para tal, esse artigo se fundamenta nos pressupostos freirianos, entendendo a prática educativa enquanto dimensão social e cultural sob o âmbito da esperança, permitindo a elaboração de reflexões mais sólidas no processo educativo. Entre os resultados deste processo reflexivo surgem dimensões a serem retomadas pelos educadores, tais como a capacidade de se inserir nos processos para conhecê-los a fundo e, ao mesmo tempo, afastar-se deles para analisá-los com bom senso e rigorosidade metódica.
Palavras Chave: Projeto Io Valgo - Educação de qualidade - Pressupostos freirianos.