Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SEMINÁRIO DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
DOMINÓ, UMA ALTERNATIVA PARA ENSINAR REGRAS DE VOLEIBOL
Lucas Alves Rosenau, Bruna Monego, Juliano Maica, Raquel Pereira

Última alteração: 23-08-2016

Resumo


O voleibol é um esporte popular, criado em 1895 pelo norte-americano William Morgan da ACM que ganhou destaque com o tempo. Possui diversas regras a serem seguidas, dentre elas as situações de jogo, onde há as regras: bola em jogo; bola fora de jogo; bola dentro; bola fora. Abordaremos esses temos de modo alternativo. Um estudo sobre os métodos não convencionais de ensino dessa modalidade não é comumente visto, e isto justifica esta investigação, que pretende apresentar as situações de jogo em forma de dominó. Este ensaio é fruto de uma pesquisa de revisão de literatura e exploratória. Suas regras geralmente são estimuladas de forma convencional, mas Mizukami (2010) explica que dentro de um mesmo referencial, é possível haver abordagens diversas, tendo em comum apenas os diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos. HADDAD et al. (1993) consideram que ensinar é facilitar a aprendizagem, criando condições para que o outro, a partir dele próprio aprenda e cresça. Usaremos peças de dominó com imagens ou os nomes das regras a serem ensinadas. As peças poderão se ligar tanto com a imagem igual, como com o nome da regra semelhante. Ou ainda, a imagem pode ser conectada com sua descrição de forma escrita. O aluno associará a imagem com a regra em si. “Bola em jogo” será referente a uma imagem de um saque. “Bola fora” de jogo será caracterizada por um apito. “Bola dentro” e “bola fora” serão representadas, respectivamente, por imagens de sinais que o árbitro faz para orientar sobre falta. Segundo Vygotsky (1984), o brinquedo evolui dos jogos com situação imaginária explícita e regras ocultas (faz-de-conta) para os jogos com regras explícitas e situação imaginária oculta (jogos com regras). Concluímos que essa é uma boa forma alternativa de ensinar as regras de situações de jogo, pois de forma indireta é possível realizar uma preparação para situações reais em quadra, e ainda desenvolve um aspecto cognitivo do aluno.


Palavras-chave


Voleibol; regras; jogo.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.