Última alteração: 12-09-2016
Resumo
Este trabalho apresenta o estudo do Lúdico na Educação Infantil e nos Anos Inicias mostrando que o conhecimento construído através da ludicidade poderá auxiliar a criança a obter melhor aproveitamento na aprendizagem. A infância é a fase das brincadeiras, ela proporciona à criança a oportunidade de expressar suas emoções, seus limites e impõe novos desafios. O jogo e a brincadeira poderão desenvolver na infância capacidades importantes para a vida social. A brincadeira se constitui em um espaço de aprendizagem, de imaginação e de reinvenção da realidade, auxilia no desenvolvimento da autoestima da criança, aquisição de novos modelos sociais e novos conhecimentos, construindo valores e atitudes enquanto sujeito. O lúdico está presente na rotina diária do educando tendo momentos de atividades livres e dirigidas, apresentando valores específicos para todas as fases humanas da vida. As brincadeiras direcionadas proporcionam um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de várias habilidades úteis à sua vida social e afetiva. Não se faz o brincar mais como antigamente, atualmente com o avanço da tecnologia, as crianças encontram formas de divertimento virtuais proporcionadas pelos pais que também não tem tempo de estar brincando com seus filhos. Este trabalho visa conceituar o lúdico, mostrar sua relevância para o desenvolvimento da criança, enfatizando sua importância metodológica para dar mais significado ao ato de educar.