Última alteração: 30-11-2018
Resumo
As habilidades socioemocionais tem sido foco de estudos em diversas áreas, como economia, psicologia, pedagogia e administração, o reconhecimento da sua relevância se deu através da sua influência nos resultados escolares, sociais e econômicos. As políticas curriculares contemporâneas discutem as competências socioemocionais como habilidades fundamentais para o século XXI. É preciso ampliar a aprendizagem para além das habilidades cognitivas, tendo em vista a grande influência das emoções no desenvolvimento integral do humano, competências como cooperação, responsabilidade, persistência, autonomia e curiosidade possuem impacto sobre o desempenho na escola e fora dela, sendo tão importantes quanto as habilidades cognitivas para a obtenção de resultados positivos em diversas esferas do bem-estar individual e coletivo. Sob a perspectiva da importância das habilidades socioemocionais na aprendizagem, a construção deste estudo se deu através da revisão da literatura integrada a prática viabilizada pelo estágio curricular em processos educativos I do curso de Psicologia da ULBRA Guaíba realizado na Escola Convexo Formação de Lideranças com o objetivo de trazer a luz a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na aprendizagem, a partir da perspectiva teórico-prática. Pode ser compreendido como habilidades socioemocionais o padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que geram determinadas respostas as diferentes situações, ou seja, a capacidade de desenvolver atitudes mais positivas como autocontrole, administração das emoções, entre outras. (SANTOS et al., 2013). Na prática escolar do estágio de psicologia, é percebido o quanto aqueles alunos que chegam para a aula com algum problema trazido, seja de casa, ou mesmo do próprio ambiente escolar, prejudica a sua integração com os demais, a atenção e principalmente a sua motivação em estar ali. Identifica-se a importância de se ter um olhar atento e integral a respeito dos alunos, sem julgar apenas capacidades cognitivas de executar determinada atividade, mas sim, buscar compreender seus sentimentos e a forma como lida com eles, afim de contribuir com o seu desenvolvimento socioemocional. Para os psicólogos, manifestou-se nas últimas décadas uma forma de analisar a personalidade humana, mais eficaz, que consiste em observa-la através de cinco dimensões, conhecidas também como Cinco Grandes Fatores: (1) Abertura a novas experiências, o indivíduo que possui tal característica caracteriza-se como imaginativo, criativo, curioso e com interesses diversos. (2) Extroversão, caracterizado como amigável, sociável, autoconfiante, energético, aventureiro (3) Amabilidade, se caracteriza como tolerante, altruísta, modesto, simpático. (4) Conscienciosidade, caracterizado como eficiente, organizado, autônomo, disciplinado, não impulsivo e orientado para seus objetivos. (5) Estabilidade emocional, caracterizado como preocupado, irritadiço, introspectivo, impulsivo, não autoconfiante, podendo manifestar depressão e desordens de ansiedade. Chamados de Big Five, são construtos latentes obtidos por análise fatorial realizada através de respostas de diferentes questionários contendo perguntas diversificadas sobre comportamentos relacionados a todas as características de personalidade que um indivíduo poderia ter (SANTOS e PRIMI 2014). Concluiu-se através deste estudo que o desenvolvimento socioemocional na aprendizagem, impacta positivamente o progresso escolar e proporciona bem-estar, através da melhora nas relações sociais, autoconhecimento e equilíbrio emocional. Todavia, ainda existe um grande espaço para estudos empíricos acerca dos seus resultados em grande escala, além de ferramentas de mensuração mais robustas.