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TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO NA INFÂNCIA: CARACTERÍSTICAS E AVALIAÇÃO
Margarete Krauspenhar, Elisabete Beatriz Maldaner

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno Mental que pode ser incapacitante para o indivíduo dependendo da gravidade dos sintomas, do desenvolvimento e curso do transtorno, sendo muito comum seu início na infância. Trata-se de um tema bastante estudado na área da saúde mental, porém considera-se relevante concentrar a abordagem na Infância. Esse estudo, realizado na disciplina de Estágio Básico III do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, Campus Guaíba, teve como objetivo identificar os principais sintomas que caracterizam o TOC na Infância e as consequências disfuncionais desse transtorno para a vida da criança, além de descrever alguns métodos e técnicas de avaliação que auxiliam num possível diagnóstico. Mediante uma revisão narrativa, os resultados possibilitaram elucidar as questões propostas, mostrando tratar-se de um transtorno com sintomas muito semelhantes entre pacientes adultos e crianças, mas com algumas características mais específicas na infância e que se confundem com determinadas fases do desenvolvimento. Desse modo, é importante o detalhamento das informações trazidas pelos pais ou cuidadores sobre a rotina da família e da criança e as circunstâncias em que os sintomas se apresentam. Além da entrevista de anamnese para o diagnóstico, destaca-se a contribuição dos testes projetivos e escalas auxiliando na investigação de possíveis fatores emocionais envolvidos nos sintomas e dos testes específicos que avaliam funções cognitivas possivelmente alteradas pelo TOC.


Palavras-chave


TOC, Infância, Sintomas, Avaliação, Diagnóstico

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