Última alteração: 30-11-2018
Resumo
Esta pesquisa segue o delineamento qualitativo, tendo como objetivo investigar o conhecimento acerca da Psicologia Ambiental por parte de Professores de Psicologia, assim como explorar o conhecimento dos professores acerca desta disciplina, conhecendo a concepção dos mesmos sobre a prática e a importância da PA. Participaram da pesquisa 10 professores de Psicologia de Universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul, contatados via e-mail e mensagem de textos por redes sociais. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Google Formulários, ferramenta de pesquisa online, onde foram formuladas 7 perguntas, enviadas pela plataforma do instrumento para os e-mails dos professores. A partir da discussão dos resultados foi possível perceber que a Psicologia Ambiental ainda é pouco difundida no meio acadêmico, mesmo com a existência de projetos, grupos, laboratórios específicos e diretrizes para ambientalização dos cursos. A revisão de literatura indicou que a diversidade da área e o pouco conhecimento sobre a mesma, são algumas das dificuldades que a disciplina enfrenta.