Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

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EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E CULTARA CORPORAL
Alex Luis Werlang

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


As aulas de Educação Física na escola são responsáveis por inserir o aluno na cultura corporal, que é o objetivo principal e que deve ser desenvolvido ao longo da educação básica. O objetivo do presente estudo é identificar, através de revisão bibliográfica, o papel da Educação Física escolar na inserção do aluno na cultura corporal do movimento, e as estratégias que podem ser utilizadas para atingir a inserção do aluno. Entende – se por cultura corporal todo conhecimento encontrado nas diversas sociedades que nas formas de trabalhar com o corpo expressam as mais diversas manifestações, variadas combinações de influências presentes na vida cotidiana que por meio da Educação Física permita que o aluno vivencie as diferentes práticas corporais através de atividades como as danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas, que formam um grande patrimônio cultural, também contribuindo para uma visão não preconceituosa e discriminatória frente a inúmeras manifestações de grupos sociais e étnicos nem das pessoas que deles fazem parte. Iremos utilizar como estratégias de análise o estudo das abordagens psicomotricista e construtivista. Na psicomotricista busca-se o desenvolvimento do sujeito, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores buscando garantir uma formação integral, na construtivista seu intuito é construir uma interação do sujeito com o mundo. A Educação Física tem papel fundamental para a formação integral do estudante da educação básica, trabalhando de forma direta com a saúde e qualidade de vida, proporcionando que o aluno ao terminar a educação básica saiba ter maior autonomia, mantendo hábitos de vida mais saudáveis, interagindo e convivendo bem socialmente.


Palavras-chave


Cultura corporal, Educação Física, Escola.

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