Última alteração: 19-06-2018
Resumo
O presente estudo tem como objetivo mostrar a partir da literatura que a técnica lúdicapode estruturar a representação dos conflitos básicos da criança, suas principais defesas e fantasias de doença e de cura, deixando em evidência seu funcionamento mental. Com isso, o estudo procurou compreender a importância da técnica do brincar no atendimento de crianças na prática diária da clínica-escola, assim como, perceber o quanto a técnica do brincar pode se tornar um instrumento valioso na psicoterapia infantil. A metodologia utilizada tratou-se de pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de matérias publicados em livros e artigos científicos, clássicos e contemporâneos. A hora do jogo diagnóstica, fundamentada principalmente por teóricos psicanalistas, é um recurso e instrumento técnico que possibilita a compreensão da realidade e do funcionamento psicológico da criança. Esta atividade avaliativa é fundamental, pois avalia a criança de modo adequado, respeitando seu modo de expressão e buscando compreendê-la em sua realidade: o universo simbólico e lúdico.