Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
IDENTIDADE AUTONOMIA E AFETIVIDADE
Lili Abreu da Silva, VIVIANA BENETTI

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


O presente trabalho aborda a importância da identidade, autonomia e afetividade na vida do estudante, observando as turmas de 3º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Educação Fundamental Santa Rita de Cássia, no Jardim Bairro Santa Rita na cidade de Guaíba. Muitas das crianças em idade escolar não se sentem confortáveis com a vida escolar, algumas das quais participam do projeto estão descontentes, contrariadas na sua vontade, sendo assim, não se reconhecem como parte do grupo. Como docente é preciso trabalhar a identidade do sujeito social, sua autonomia formando o hábitos saudáveis e independência emocional bem como em suas tarefas escolares, e principalmente formar vínculos entre colegas com a turma, escola e professores, através das relações de amizade e segurança emocional dos alunos.  Falta motivação na vida estudantil e não sentem prazer na permanência na vida escolar. Deve-se então, resgatar na criança o desejo de pertencer ao ambiente, fazermos com que gostem de estudar e principalmente de participar, para que alcancem o pleno desenvolvimento cognitivo e afetivo.


Palavras-chave


autonomia, afetividade, identidade, motivação.

Texto completo: PDF