Última alteração: 06-02-2018
Resumo
O presente projeto tem por objetivo apresentar os relatos das atividades propostas e desenvolvidas no projeto PIBID, do curso de Pedagogia no Campus Ulbra Guaíba, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia. Pretende-se com a realização deste projeto, trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa com as turmas de 3° ano e 5° ano, desenvolvendo atividades de interesse dos alunos, através de interações semanais, incentivando a criatividade, compreensão do mundo a sua volta e interação com os colegas e espaço escolar. Percebe-se a importância de proporcionar diversas temáticas relevantes que contribuem para a construção dos conhecimentos, propagando de forma mais dinâmica fazendo com que o aluno aprenda se divertindo. Com o objetivo de desenvolver leitura, escrita e construção de frase estimulando o raciocínio e compreensão de construção, proporcionar criatividade e escrita dos alunos através do desenho, escrita, expressão oral e interpretação. A metodologia utilizada manifesta-se através do uso de livros, impressos, quadro da sala de aula, folhas A4. Com base nos PCN’S de língua portuguesa, nas teorias de Piaget em relação a compreensão da aprendizagem e ensino através do construtivismo e na psicolinguista Emilia Ferreiro, a qual estudou e trabalhou com Piaget. Visto que o construtivismo busca fazer com que o aluno participe do aprendizado. No desenvolvimento das atividades primeiramente é questionado aos alunos se alguém conhece o tema que irá ser abordado, após uma conversa sobre o mesmo. Busca-se levar assuntos do interesse, como “super-heróis” e parlendas, ou seja, histórias que chamem a sua atenção, tendo nas atividades propostas de interpretação, oralidade, recortes, colagens, construção, montagem de texto e frases. A turma do terceiro ano criou um catalogo de heróis, cada aluno ganhou uma folha A4 na qual deveriam desenhar alguma representação sobre o herói escolhido, a atividade então se construía com a criação do personagem, desenho e escrita. Os resultados foram com personagens criados e outros adaptados, com algumas habilidades diferentes, já as parlendas utilizadas foram as mais populares, tais como Marcha soldado, Borboletinha e O sapo não lava o pé. Cada aluno recebeu uma parlenda desmontada e teve que montá-la, desenvolvendo assim todo o processo de construção. No quinto ano utilizou-se a compreensão da leitura de textos de interesse dos alunos. Foram construídos desenhos sobre as obras lidas e a seguir criado uma nova história, a partir do conhecimento da mesma, reinventando personagens e ações num novo texto. Estes são resultados parciais, visto que o projeto está em andamento, percebe-se que as crianças estão desenvolvendo bem as aprendizagens, havendo dificuldades em alguns, mas com auxílio conseguem terminar o trabalho proposto.