Última alteração: 04-04-2018
Resumo
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do latim “methodus”, cujo significado é “caminho” ou “a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle. Os métodos da educação física são de extrema importância, visto que as metodologias que já existem devem ser repassadas aos alunos de forma clara para fácil entendimento e aprendizado. Também é muito importante para a função do professor ter um conhecimento amplo de metodologias, desta forma haverão diversas possibilidades de ensino. Nosso objetivo foi relacionar as disciplinas de nutrição com a de basquete, através de questionário padrão entregue a ambos os professores, a fim de analisar e diferenciar a metodologia de ambos os professores. É importante salientar que as duas disciplinas se interligam no sentido de que a sem a devida orientação nutricional e seus benefícios, além de a maneira como os jogadores de basquete se alimentam com base em seus biótipos específicos visando sempre dietas saudáveis e que se enquadrem em suas atividades, são fundamentais para o maior rendimento em uma partida. Como a pesquisa foi solicitada na disciplina de Metodologia de Ensino da Educação Física 2017/2, onde deveriam ser realizadas pesquisas sobre as disciplinas que ocorrem nas noites de quinta-feira, nos inspiramos no paradigma mais qualitativo para a análise das respostas. A maior dificuldade na realização desta pesquisa foi a falta de conhecimento sobre a metodologia de ensino da professora da disciplina de “Nutrição Aplicada a Educação Física”. A pesquisa ainda está em andamento, pois encontramos certas dificuldades de contato com a professora da disciplina em questão tornando assim o resultado inconclusivo.