Última alteração: 06-02-2018
Resumo
Este resumo é parte do relatório de estágio que estou construindo neste semestre, e parte de uma preocupação surgida ao longo do estágio, onde verifiquei que é pouca a participação dos alunos de ensino médio nas práticas das aulas de educação física escolar. Procurei identificar algumas estratégias motivacionais além de descobrir o porquê da baixa adesão na educação física, quais atividades são mais interessantes e como o professor pode ser um facilitador. A investigação aconteceu por meio de uma revisão de literatura, realizada em sites como o portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf, artigo acadêmicos, www.efdeportes.com/efd170/educacao-fisica-no-ensino-medio-desinteresse.htm, http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000042/0000424F.pdf de onde selecionei aqueles autores que me direcionavam a uma solução dos questionamentos. A Educação Física no ensino médio tem características próprias, mas professores tendem a repetir os mesmos fundamentos de esportes já desenvolvidos no ensino fundamental (DARIDO et al., 1999). É difícil a missão de superar a perspectiva de simples hora de lazer e ser efetivamente um espaço de cultura corporal e linguagem. Cabe ao professor de Educação Física problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal facilitando a aprendizagem de competências que os levem a analisar e sintetizar as diversas manifestações da educação física. Segundo SANTOS (2007) as aulas no Ensino Médio, não despertam mais interesse e pouco contemplam as expectativas dos alunos. Propostas esportista e competitivista tornam-se desinteressantes pois estes conteúdos já foram desenvolvidos no ensino fundamental, seus interesses estão voltados para o mercado de trabalho, ENEM e processos de vestibular, eles já possuem uma visão mais crítica e acabam se afastando de práticas sem significado próximo de seus interesses (TENORIO; SILVA, 2011). Já DARIDO et al. (1999) nos aponta que existem vários objetivos para desenvolver um bom trabalho com os alunos do ensino médio, como proporcionar o conhecimento sobre cultura corporal dos movimentos através do lazer, da saúde e do bem estar, a expressão dos sentimentos, abrir discussão sobre as manifestações e estimular práticas corporais e educação para um estilo de vida ativo, ensinando conceitos de atividade física, aptidão física e saúde. Guedes (2004),propõe aos professores de Educação Física que assumam um novo papel diante da estrutura educacional, que procurem terem estratégias de ensino não somente voltada exclusivamente de prática esportiva e de atividades recreativas, mas que eles assumam um nova postura pedagógica que tenham objetivos e metas para uma educação voltada a saúde, e que isso certamente acontecerá se eles selecionarem conteúdos diferentes dos esportivos proporcionando aos alunos hábitos saudáveis que não apenas para a vida de estudante como também possa levar para a sua vida adulta. Concluindo que o professor é peça fundamental no despertar do interesse dos alunos na pratica da educação física, estar sempre atualizado, e despertar a motivação intrínseca através de atividades que envolvam a promoção da saúde, tornando o aluno conhecedor do seu corpo com suas necessidades físicas, mentais e sociais.
Palavras-chave: Estratégias. Educação Física. Ensino Médio.