Última alteração: 12-04-2017
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades realizadas durante o estágio no Serviço de Pesquisa Institucional e Comunitária (SEPCOM), no ano de 2016. Constituído no ano de 2007 pelo fato do campo da Psicologia Social Institucional e Comunitária ser uma importante área de atuação do psicólogo (a), sua principal função é possibilitar um espaço de experiência profissional aos alunos e oportunizar o exercício das atividades práticas inseridas em um campo de atuação vinculado às problemáticas e demandas locais, estimulando o desenvolvimento local em saúde. Desta forma, oportuniza a pratica supervisionada vinculada à realidade local, no caso a cidade de Guaíba, viabilizando assim a construção de relações teórico-práticas de forma a qualificar a compreensão e os processos de intervenção social, institucional e comunitária com instituições e/ou espaços comunitários assessorias e análises institucionais, bem como pesquisas e projetos sociais e, potencializar o desenvolvimento social, econômico e político das comunidades e redes locais e regional, a fim de fortalecer as relações de troca, autonomia, alteridade, solidariedade e auto-gestão. Através do SEPCOM os alunos do curso de Psicologia realizam estágios curriculares e colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao mesmo tempo desenvolvem um importante trabalho de assessoramento técnico junto de instituições de cunho social, órgãos do poder público e ONGs, bem como a construção de relações teórico-práticas, a fim de qualificar a compreensão dos alunos acerca dos processos de intervenção psicossocial, institucional e comunitária, valorizando as práticas de promoção e prevenção em saúde mental. No ano de 2016 a equipe de estagiários realizou atividades nas Unidades Básicas de Saúde Vila Iolanda, São Francisco e Colina, Serviço de Atendimento Especializado em DSTs Aids e Hepatites (SAE), Projare, Projeto Pescar e Guaíba Futebol Clube. Nos diferentes locais de atuação, é papel dos estagiários programar e executar dinâmicas, organizar e mediar grupos e reflexão, levantar as principais demandas e interesses do grupo e planejar de que forma poderão ser trabalhadas além de convidar palestrantes e vincular outros profissionais junto aos grupos, através de palestras. A atuação dos estagiários do SEPCOM, nas diferentes instituições, possibilitou ampliar um espaço de estágio curricular além de ter contato com diferentes contextos e realidades. Assumindo junto as instituições de atuação, o papel de agente transformador, fomentando a autonomia, alteridade, solidariedade e autogestão, capacitando os indivíduos para que saibam fazer novas leituras do mundo, tornando-os autores de suas próprias decisões e capazes de intervir de forma positiva na sociedade.