Última alteração: 09-03-2017
Resumo
O presente estudo visa apresentar as modalidades de atendimento que são realizadas na Clínica Escola de Serviço de Atendimento Psicológico da ULBRA, Campus Guaíba. Para tal, apresenta-se breve descrição dos serviços oferecidos, bem como uma fundamentação teórica acerca dos mesmos. O objetivo é contribuir para a divulgação do serviço no meio acadêmico. As clínicas–escola são serviços de atendimento que funcionam nas instituições de ensino superior, como nos cursos de psicologia, enquanto locais que são destinados ao atendimento à saúde pública e cujos objetivos primordiais são voltados às questões de ensino-aprendizagem e de pesquisa (MELO-SILVA, SANTOS e SIMON, 2005). De acordo com Peres e Santos (2003), as clínicas-escola de Psicologia têm como finalidade básica possibilitar o treinamento de alunos, mediante a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o que pode contribuir para a formação de profissionais adequadamente habilitados e capazes de expandir os fazeres psicológicos em consonância com as novas realidades e demandas sociais, políticas e culturais da atualidade. Além disso, exerce um papel social de extrema importância, uma vez que oferece à população economicamente desfavorecida uma possibilidade de acesso a serviços psicológicos de baixo custo financeiro. A CESAP oferece atendimento psicológico para crianças, adolescentes e adultos nas modalidades de avaliação psicológica, psicoterapia breve nas abordagens psicanalítica e cognitivo-comportamental. Os serviços oferecidos pela CESAP incluem a Avaliação Psicológica, a qual é definida por Cunha (2000) como uma variedade de recursos utilizados, incluindo testagens, que objetivam encontrar forças e fraquezas no funcionamento psicológico. Outro serviço oferecido é a Psicoterapia Breve, nas orientações Analítica e Cognitivo-Comportamental. A psicoterapia breve (PB) na Orientação Analítica trabalha com foco estabelecido entre paciente e terapeuta, tempo pré-determinado e tem como objetivos a superação de sintomas e fortalecimento das condições egóicas prévias do indivíduo (BRAIER, 2000). Na orientação Cognitivo-Comportamental o objetivo centra-se em visualizar os aspectos positivos do paciente, reforçando-os, permitindo que resolva suas dificuldades e desenvolva uma melhora no seu padrão adaptativo. A partir das atividades desenvolvidas na CESAP, esta assume um papel importante na comunidade onde está inserida. Além disto, este serviço produz-se como um espaço que atende às exigências curriculares e reafirma a missão da universidade, salientando as dimensões acadêmicas, como centro de ensino-aprendizagem, abrangendo as áreas de ensino pesquisa e extensão e a dimensão social.