Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

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A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO ASPECTO FÍSICO, SOCIAL E MENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR.
Patricia Schmiski Vandam, Raquel Tamara Cardoso Pereira

Última alteração: 30-03-2017

Resumo


A disciplina de Educação Física exerce importante papel por ser a disciplina que trabalha de forma direta com a saúde no âmbito escolar. Podemos definir como um conjunto de bem estar físico, social e mental. Ter saúde é ter o funcionamento do nosso organismo em perfeita normalidade e não simplesmente a ausência de doenças ou enfermidades. O presente estudo tem por objetivo investigar através de pesquisas bibliográficas as contribuições da Educação Física para a saúde no desenvolvimento físico, social e mental do aluno no âmbito escolar em relação à saúde. O trabalho teve como foco a disciplina de Educação Física no ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Stringuini, situada no bairro Columbia City do município de Guaíba que é atendida pelo Programa Institucional de Bolsas de iniciação a Docência (PIBID), vinculada a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A pesquisa foi elaborada com olhar sobre as praticas realizadas nas atividades desenvolvidas no PIBID nas aulas de Educação física, com foco no tema saúde no aspecto físico social e mental em relação à Educação Física Escolar. O PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o mesmo oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação

 

 

brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por coordenadores de área – docentes das licenciaturas - e por supervisores - docentes das escolas públicas onde exercem suas atividades. A saúde física consiste no bom funcionamento do organismo e de suas funções vitais, permitindo que o indivíduo exerça suas funções corretamente. A saúde social é relacionada com a capacidade de o indivíduo interagir com outros e conseguir prosperar em ambientes sociais. Além de considerar a capacidade da pessoa de interagir com a sociedade, também são considerados os benefícios dessas interações com o bem-estar do próprio indivíduo. A saúde mental pode ser descrito como qualidade de vida emocional e cognitiva de uma pessoa. Percepção da realidade, integração social e emocional, entre outros itens são avaliados para definir a saúde mental de uma pessoa. A Educação Física trabalhando de forma direta com os alunos tem o papel de desenvolver estes fatores através de práticas de atividades ao ar livre ou de forma teórica com os conceitos básicos de saúde e bem estar, mostrando-os também os benefícios de uma alimentação saudável. É nestas aulas que os alunos desenvolvem o relacionamento afetivo, o desenvolvimento cognitivo, pensamento lógico e desenvolvimentos das habilidades motoras, agindo com um fator interdisciplinar para com as demais disciplinas. Assim podemos destacar que o desenvolvimento da disciplina de Educação Física dentro do contexto escolar é indispensável, pois através dela o aspecto físico, social e mental pode ser trabalhado de forma afetiva e com ação direta nos alunos trazendo benefícios significativos para o aluno que pratica.

Palavras-chave


Educação Física Escolar, Desenvolvimento Físico, Social e Mental, e Saúde

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