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CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS PACIENTES TRIADOS PELA CESAP – CLÍNICA-ESCOLA SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DA ULBRA-GUAÍBA
Liane Schneider Tonelotto

Última alteração: 17-02-2017

Resumo


Introdução: As clínicas–escola são serviços de atendimento que funcionam nas Instituições de ensino superior, nos cursos de psicologia, enquanto locais que são destinados ao atendimento à saúde pública e cujos objetivos primordiais são voltados às questões de ensino-aprendizagem e de pesquisa (YOSHIDA, 2005).

Segundo Lohr e Silvares (2006), a clínica-escola é caracterizada como um espaço no qual o futuro psicólogo, nos últimos anos da graduação, desenvolve a parte técnica de sua formação clínica, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos nas séries anteriores.

Gauy e Fernandes (2008) apontam que o atendimento psicológico em clínicas-escola tem a proposta de instrumentalizar clínicos iniciantes, estagiários, supervisores e profissionais, colaborando para estimular a reflexão sobre a prática clínica e dando destaque para a avaliação contínua dos serviços oferecidos e adequação destes às demandas de sua clientela.

Objetivos: Gerais - Caracterizar a clientela da CESAP  no ano de 2015. Específicos - Identificar as variáveis dos pacientes triados e subsidiar informações concretas de suas necessidades.

Metodologia: Foi realizado levantamento e análise das variáveis sociodemográficas registradas nas triagens no período de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015.

Conclusões: Foi possível identificar que o maior número de pacientes que procuram atendimento na CESAP são do sexo feminino e que a maioria das buscas foram espontâneas ou indicadas por escolas do Município.  Em relação às diferenças de idade, há um equilíbrio, sendo que metade do público tem de 0 a 18 anos e a outra metade de 19 a 74 anos de idade. Entre as crianças, a maioria foi encaminhada para psicodiagnóstico e, entre os adultos, foi indicada psicoterapia para a maior parte deles. O percentual de desistências durante o processo de triagem foi de 15%. Os resultados servirão de base para o planejamento estratégico da CESAP, bem como melhorias na divulgação de seus serviços e na elaboração de mais pesquisas internas sobre o perfil dos pacientes.


Palavras-chave


saude mental, clínica-escola, triagem

Texto completo: RESUMO