Última alteração: 18-08-2016
Resumo
RESUMO
Sabemos que a Educação Física escolar é área do conhecimento que estuda e integra o aluno na cultura corporal, sendo essencial para todos, não só por promover saúde, qualidade de vida e consciência corporal, mas também pela socialização, pelo poder de inclusão e de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. A presente investigação tem como objetivo elucidar a importância do ensino do Handebol para a formação e integração de meninos e meninas nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental e detalhar o uso desse esporte como ferramenta de aprendizagem, sendo um relato de experiência das atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, que faz uma triangulação através de revisão bibliográfica e da observação e aplicação das atividades práticas. Utilizando a metodologia de autores pesquisados, constatamos que utilizando uma metodologia recreativa, onde as regras da modalidade e seus fundamentos são ensinados de uma forma lúdica e que consequentemente acaba se tornando de fácil compreensão para os alunos, outro método muito usado nas práticas foi global em forma de jogo, onde os alunos tiverem uma melhor compreensão sobre a prática do jogo. Sendo assim, o handebol pode ser uma estratégia interessante na integração de gênero nas aulas de Educação física, proporcionando novas vivências e desenvolvendo no aluno a integração, convivência em grupo. Sendo uma prática esportiva contribuinte para a formação de cidadãos, abrangendo não só as características relacionadas ao desenvolvimento motor, mas também nas esferas cognitivas, afetivas e sociais, essenciaispara a educação de indivíduos pensada de forma integral, e adquirindo interesse por esta área tão importante que é a Educação Física.
Palavras-chaves: Educação Física, Handebol, ensino fundamental.