Última alteração: 18-08-2016
Resumo
O presente resumo tem por objetivo, cumprir com as exigências do projeto PIBID, na ULBRA campus Guaíba, e tem por finalidade descrever as atividades realizadas em uma turma de jardim na Dadinda Escola de Educação Infantil situada na Avenida Adão Foques, número 1264 no bairro chamado vila Elza em Guaíba. O projeto em questão foi idealizado porque muitas das crianças da escolinha, ano que vem irão para o primeiro ano do ensino fundamental e foi decidido juntamente com a professora titular da turma do jardim A que seria interessante trabalhar as Cores, as formas e os sabores usando as letras do alfabeto na Educação Infantil porque esse conhecimento será cobrado no primeiro ano. O maior objetivo do projeto era oportunizar um ambiente acolhedor, aconchegante, de confiança, mas ao mesmo tempo desafiador, usando recursos pedagógicos adequados para a realização do mesmo a fim de que a criança desenvolvesse tanto os aspectos: físico, motor, cognitivo, emocional e social favorecendo dessa forma a construção de sua identidade e autonomia. Foram proporcionadas aos alunos atividades e brincadeiras lúdicas para o desenvolvimento do plano motor, tais como: correr, pular, saltar; e no plano cognitivo; como o ouvir, o esperar a sua vez, o raciocinar, o ler figuras; ampliando assim as possibilidades do próprio movimento, explorando novas sensações através dos sabores, reconhecendo formas geométricas e as cores através dos brinquedos, sempre levando em conta que a socialização, descontração e a interação com o outro devia ser respeitada, despertando dessa forma o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do alfabeto, proporcionando assim o primeiro contato com a diversidade do mundo letrado. Durante o período em que o mesmo ocorreu foram oportunizadas várias descobertas pertinentes ao mundo das letras ás crianças, sendo que elas passaram a reconhecer e traçar a letra inicial do próprio nome. Foi instigada a curiosidade dos pequenos dentro da sala de aula. Para isso foram usadas várias ferramentas pedagógicas para a realização do trabalho, tais como: recortes e colagens de palavras com a letra do alfabeto trabalhada na semana, hora do conto com a leitura de várias histórias, percepção, classificação e seriação de objetos usando formas, cores e tamanhos diferenciados dentro e fora da sala de aula, trabalhos com a expressão corporal, leitura diária das letras com o auxílio da centopeia alfabética, momento musical dentro e fora da sala de aula usando as brincadeiras e cantigas de roda. Sendo que foram oportunizadas ainda várias experimentações de sabores com a degustação de frutas, reconhecimento das diferentes cores com o auxílio de experimentações com tinta guache a fim de criar novas cores- secundárias e terceárias. O projeto foi de grande significado á aprendizagem das crianças, pois despertou uma curiosidade já existente, mas que não havia sido trabalhada. O tema escolhido foi compreendido e vivenciado pelas crianças sendo enriquecedor e gratificante para as mesmas, pois contemplou as necessidades delas.