Última alteração: 18-08-2016
Resumo
O futsal é um dos esportes coletivos mais praticados no Brasil e está introduzido nas aulas de Educação Física na iniciação escolar, porém perceber-se que nessas aulas acontecem certos preconceitos relacionados ao gênero, ocorrendo a exclusões das meninas nessa modalidade, por necessitarem de força, habilidades físicas, técnicas e coordenação motora e ser visto como uma modalidade masculina. Pensando nisso, nos questionamos sobre quais procedimentos são mais adequados para superar o preconceito de gênero na iniciação ao futsal? Na tentativa de compreender as estratégias de ensino do futsal que mais contribuem para a integração de gênero nas aulas de Educação Física. O estudo caracterizou- se em uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica e revistas cientificas digitas, sobre quais procedimentos melhor atenderiam as necessidades de superar o preconceito nas aulas de Educação Física. Descobriu- se que, para haver integração e respeito dos alunos, as aulas deveriam ser mistas, para que pudessem aprender juntos, observando-se e interagindo com as diferenças uns dos outros. No entanto, isso não ocorre em todas as escolas, pois não há incentivo por partes dos pais, nem da sociedade, e até mesmo pode não ocorrer o incentivo por parte da escola, sendo também que não há uma aprendizagem significativa nas aulas mistas, por isso as turmas são separadas por gênero culturalmente e por omissão das meninas em não querer praticar o esporte, por ser visto como violento, já que as meninas possuem um cuidado maior do que os meninos, para não se sujar e não se machucar. Conclui-se então que, além das meninas apresentarem mais fragilidade e medo em relação a esse esporte, também há o receio por parte dos meninos em participarem das atividades junto às meninas, pois culturalmente desde pequenos as crianças possuem brinquedos relacionados por gênero, como meninos brincam com bola e meninas com boneca.