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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR AMPLIADO
Natalia da Silva Pereira

Última alteração: 18-08-2016

Resumo


Na Educação Física há diversas áreas a serem exploradas e uma delas é a escolar. Para compreender melhor essa área é necessário ter um olhar ampliado. O presente estudo tem por objetivo evidenciar, através de revisão bibliográfica, as diversas possibilidades dos conteúdos exigidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para as aulas de Educação Física. É na Educação Física que os alunos terão a possibilidade de estabelecer relações equilibradas e construtivas ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades e construindo valores essenciais para a convivência em pequenos e grandes grupos. Muitos autores descrevem de diversas formas os objetivos da Educação Física, que na Educação Básica são de suma importância para o desenvolvimento humano. Para execução de seus objetivos, a Educação Física tem como ferramenta conteúdos específicos que deverão ser desenvolvidos ao longo de toda vida escolar do aluno. São eles os jogos e brincadeiras recreativas, a ginástica escolar, as danças, as lutas e os esportes. Cada um desses conteúdos possui suas particularidades e diferentes habilidades a serem exploradas e desenvolvidas. Além disso, abrem um leque com diversas possibilidades de atividades a serem realizadas. Grande maioria dos professores preocupa-se apenas em desenvolver os conteúdos da Educação Física em uma dimensão procedimental que visa o aprendizado da prática propriamente dita, deixando de lado as questões da cultura corporal. Diferente do que estes pensam, é muito importante ter o conhecimento cultural daquilo que se está fazendo para que este aprendizado seja mais significativo. Mesmo com todas as possibilidades disponibilizadas pelos conteúdos, ainda ocorre casos onde o professor deixa livre os alunos, e estes determinam as atividades que serão realizadas em aula. É o chamado ato de “dar a bola”. Essa atitude faz com que os alunos que têm mais habilidade se destaquem, pois tem a possibilidade de praticar as atividades que lhes convém. Essa falta de intervenção do professor faz com que parte dos alunos, aqueles menos habilidosos, se desmotive e deixe de apreciar as aulas de Educação Física. Com a intenção de evitar situações como essas é que o professor deve ter seu plano de trabalho bem estruturado e sua metodologia e planejamento muito bem organizados. É preciso muito esforço e dedicação para planejar uma boa aula. Não é uma tarefa fácil, mas é a mais importante missão que tem o professor enquanto agente educador. Cabe a ele escolher as atividades, as habilidades a serem desenvolvidas e o método, que nada mais é que o estudo dos caminhos para alcançar os objetivos propostos. As imensas possibilidades de metodologia e planejamento das aulas mostram como a Educação Física deve ser vista em âmbito escolar e deixa claro o papel que possui e sua extrema importância no desenvolvimento humano. Pondo em prática todas as teorias estudadas acima, é possível que, num futuro bem próximo, a Educação Física possa ser reconhecida como realmente merece: o componente mais importante do currículo escolar.


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