Portal de Eventos da ULBRA., XVI Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
CORFEBOL: UMA FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Jeannie Laguna, Luciana Fontoura, Nara vieira

Última alteração: 18-08-2016

Resumo


As aulas de Educação Física representam um grande desafio tanto aos professores quanto aos alunos quando se trata da questão de trabalhar com turmas mistas. O objetivo deste trabalho é compreender a utilização do corfebol como ferramenta de inclusão de gênero nas aulas de Educação Física, para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que escreveram a respeito do esporte corfebol como ferramenta de integração de gênero e esporte alternativo entre os anos de 2001e 2015.  Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), do subprojeto Educação Física ULBRA/GUAIBA tivemos a possibilidade de refletir e experimentar novas experiências e maneiras de desenvolver e aplicar a Educação Física na escola, trabalhando com tema integração de gêneros, para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Stringhini, localizada na periferia do município de Guaíba. Surgiu então a necessidade de encontrar um esporte alternativo que integrasse meninos e meninas em uma aula inclusiva, onde as valências físicas características de cada sexo não beneficiasse nem prejudicasse nenhum dos casos. O corfebol é um esporte misto onde obrigatoriamente a formação das equipes é constituída por pessoas de ambos os sexos, quatro meninos e quatro meninas. Essa modalidade esportiva vem quebrar as barreiras do preconceito entre os gêneros opostos, jogando juntos dentro de uma mesma equipe, lado a lado, sendo todos de igual valor na parte tática, tendo as mesmas condições no jogo. A marcação é feita por gêneros, não podendo em hipótese alguma ocorrer entre sexos opostos e também nenhum tipo de contato físico; bloquear, agarrar ou segurar os adversários é expressamente proibido. A partir da prática realizada e da pesquisa efetuada concluímos que a implantação do corfebol na escola vem criar um atrativo a mais para os alunos, tendo em vista que o novo sempre desperta a curiosidade, principalmente com as inovações que esse desporto traz na busca pelos mesmos objetivos entre os dois gêneros dentro da mesma equipe, compartilhando o espírito de união, quebrando os preconceitos e contribuindo para a popularização desse esporte, ao mesmo tempo em que desenvolve os conteúdos aos quais a Educação Física se propõe.

 

Palavras-chave: esporte alternativo; integração de gêneros; corfebol.


Texto completo: PDF  |  POSTER