Última alteração: 18-08-2016
Resumo
[1]Jucilena Zeonara Feldmann Dias
[2]Marcia Regina Silveira
Professor Orientador: Juliana Carmona Predebon
RESUMO
Este trabalho foi construído na disciplina Estágio Básico II do curso de Psicologia e visa apresentar a possível lacuna existente entre o que prevê os princípios do Estatuto da Criança e do adolescente e as práticas atuais diante da vulnerabilidade social. Mediante observações da atuação de professoras, conhecimento de instrumentos utilizados pelas famílias e investigação de como a escola colabora neste cenário é o modo que buscamos respostas. Este estudo insere-se nos pressupostos teóricos metodológicos da abordagem qualitativa. Como instrumentos para coleta de dados foi utilizado uma pesquisa documental e uma entrevista semiestruturada com uma professora de educação infantil. Contudo, situações socioambientais e demográficas são fenômenos relevantes para entender este contexto, suas implicações e variações. Neste sentido a educação e tudo o que ela permite acessar são fundamentais para estas crianças que se encontram com privações essenciais. Mas, por outro lado, a falta de vagas na Educação infantil foi uma constatação que inviabiliza estes benefícios descritos. Perante os dados analisados que nos chamou mais atenção, foi a impossibilidade de muitas crianças em idade pré-escolar não poderem contar com este auxílio, que é primordial para um desenvolvimento mais coerente com o ECA.
Palavras-Chave: educação; ECA, risco; vulnerabilidade; crianças .
[1] Acadêmica da disciplina Intervenção em Situações de Crise do curso de Psicologia da Instituição ULBRA/Guaíba. Mail: jucilena.dias@gmail.com
[2] Acadêmica da disciplina Intervenção em Situações de Crise do curso de Psicologia da Instituição ULBRA/Guaíba. Mail: mare.ped@ig.com.br
3 Docente do curso de Psicologia da Instituição ULBRA/Guaíba. Mail: viniciustonollier@hotmail.com