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Meu lugar no mundo
Pâmela Oliveira de Lima, Kathuce Pacheco Wölfle, Nathalia da Silva Blanke de Lima

Última alteração: 30-10-2019

Resumo


Maria Montessori (1870 – 1952), criadora do método, sempre gostou muito da área de biologia, mas cursou medicina, contrariando a idéia de que todas as mulheres deveriam ser professoras, na época.  Foi a terceira mulher a se formar no curso de Medicina em seu país, fugindo do preconceito da sociedade que na época não concordava que uma mulher poderia exercer a profissão, decidiu então trabalhar na área da psiquiatria. Em diversas visitas a asilos, percebeu o tratamento desumano dado às crianças. Iniciou suas pesquisas sobre crianças portadoras de necessidades especiais, ela tinha a visão de que a educação era muito mais além de um simples “acúmulo de informações”.

Para ela, a educação de um modo mais eficaz ocorria quando o auto-conhecimento do aluno era utilizado a seu favor e não apenas tendo o professor como fonte de conhecimento. “Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições", diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana. Percebe-se também uma forte influência no que diz respeito ao método ser elitista, onde na verdade ele é um método inclusivo.


Palavras-chave


Método Montessori; Educação Montessori; Currículo Oculto; Educação para vida.