Última alteração: 11-09-2019
Resumo
VARGAS, João Carlos Martini de 1 ; LOPES, Letícia Azambuja 2 .Divulgação Científica. YouTube. Tecnologias da Informação e Comunicação.
As Tecnologias da Informação e Comunicação permitem uma maiordemocratização do conhecimento. Sabendo desse fator e da necessidade daCiência por comunicação, tanto dentro da comunidade como externamente,percebemos que a plataforma YouTube é uma ferramenta que pode auxiliar adivulgação científica. O objetivo da pesquisa, portanto, é investigar o impactoda divulgação científica no YouTube de forma a relacionar produção científica ecomunicação científica. A pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativae quantitativa. Utilizou as ferramentas digitais Google Acadêmico, paralevantamento bibliográfico e Socialblade e YouTube para levantamento dedados. Foram feitas quatro listagens, cada uma com dez canais do YouTubenas categorias “canais brasileiros”, “canais de divulgação científica brasileiros”,“canais internacionais” e “canais de divulgação científica internacionais”. Ocritério para seleção de canais foi o número de inscritos. A análise mostrou quenenhum canal de divulgação científica brasileiro apareceu na listagem dos dezcanais brasileiros mais populares. Da mesma forma, nenhum canal dedivulgação científica internacionais esteve na classificação de canais maispopulares do mundo. Na comparação entre Brasil e mundo, foi necessárioestabelecer uma razão entre canais divulgadores de ciência e canais dacategoria geral. A razão no caso do Brasil foi de 1 para 8, aproximadamente, enas categorias internacionais foi de 1 para 6, aproximadamente. Ou seja, alémde os canais de divulgadores não serem líderes de popularidade no YouTube,o impacto da divulgação científica no Brasil é menor do que no resto do mundo.Em uma análise aprofundada aos canais, três dos canais de divulgaçãocientífica brasileiros mais populares atingem números de inscritosrelativamente mais próximos da classificação geral porque tratam de assuntosmais relacionados ao entretenimento. Em suma, a divulgação por meio doYouTube parece ser menos efetivo no Brasil do que no mundo, por atingir umpúblico relativo menor. Ressalta-se que a pesquisa obteve resultadossuperficiais baseados em um grupo seleto de dados. Ainda assim, permanecea necessidade de que a divulgação científica seja mais incentivada no Brasil,para contribuir com a desmistificação da Ciência e consolidação dademocracia.