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INTEGRANDO SABERES NA EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE, MÉTODOS MISTOS DE PESQUISA - DADOS DO EXAME NACIONAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Diego Pizzoli, Vinícius Ribeiro Rosa, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 11-09-2019

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1998 como uma avaliação individual, passando a ser utilizado como possibilidade de acesso ao ensino superior no país. O exame é dividido em: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a Redação. Diante da relevância do ENEM para a avaliação educacional, o presente estudo tem como objetivo analisar os dados das escolas brasileiras visando compreender as possíveis inter-relações entre as médias das notas de cada área. Com esta finalidade foi realizada uma Análise por Componentes Principais com os dados do exame de 2013 oriundos das Sinopses Estatísticas do Enem publicadas pelo Ministério da Educação. A Análise de Componentes Principais ou PCA (Principal Component Analysis) consiste em técnica de análise multivariada que pode ser usada para analisar inter-relações entre grande número de variáveis cuja elevada correlação permita analisar suas componentes de forma mais simples e compreensível pelo pesquisador. O número de componentes principais se torna então o número de variáveis consideradas na análise. No presente estudo, o primeiro componente principal obtido explicou 92,77% da variação total e apresentou correlação positiva com as notas médias das escolas em todas as áreas do exame. O segundo componente principal obtido explicou 4,55% da variação total e apresentou correlação negativa com as notas médias dos alunos das escolas em todas as áreas, com exceção da Redação, cuja correlação foi positiva. O terceiro componente principal obtido explicou 1,29% da variação total e contrastou notas médias altas em Matemática e notas médias baixas em Linguagens. O quarto componente principal obtido explicou 0,83% da variação total e foi associado às notas médias altas em Matemática e Linguagens mas médias baixas em Ciências da Natureza. O quinto e último componente principal obtido explicou 0,55% da variação total e contrastou as médias altas em Ciências Humanas e médias baixas em Ciências da Natureza. Verifica-se portanto que apenas dois componentes principais explicaram mais de 97% da variação total especialmente pelo fato de que escolas com médias altas as obtiveram em todas as dimensões da avaliação, com uma pequena diferença no âmbito da avaliação. Da mesma forma, estudos qualitativos com docentes que atuam em diferentes escolas podem contribuir para elucidar tais aspectos em Pesquisa com Métodos Mistos.


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