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SÉRIES DE TV PARA ENSINAR CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA SÉRIE BLACK MIRROR
João Carlos Martini Vargas, Leticia Azambuja Lopes

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Muitas vezes, a explicação de conteúdos em sala de aula pode deixar os alunos em dúvida, comprometendo o entendimento. Nesses casos em que a matéria pode se apresentar mais desafiadora para os discentes, ou até mesmo complicada para o próprio docente explicar e contextualizar, é costume que alguns professores se utilizem de filmes e vídeos digitais para auxiliar nessa tarefa. Isso não é uma novidade pedagógica, pelo contrário, vêm acontecendo desde que as escolas oferecem estrutura para exibição dessa mídia. O foco desta pesquisa é a série Black Mirror, cujos conteúdos são potencialmente científicos, ou seja, potencialmente exploráveis pelo educador como ferramenta no ensino de Ciências. Deste modo, a pesquisa buscará compreender se e como o seriado pode ser usados na escola como ferramenta pedagógica e as maneiras que o professor pode abordá-los. A série faz uma projeção do futuro, ou até mesmo do presente, em histórias independentes que tratam de como a tecnologia impacta a vida dos personagens. Para esta pesquisa foi escolhido o sexto episódio da terceira temporada do seriado britânico Black Mirror, intitulado “Hated in the Nation”. O episódio descrito envolve vários temas da atualidade, portanto nota-se que é difícil discorrer sobre o mesmo sem tratar de questões éticas, morais, filosóficas em geral. As Ciências da Natureza estão muito presentes na trama, mas o foco é nos assuntos que trazem uma reflexão sobre o comportamento humano e suas relações com a tecnologia. Por isso, faz-se necessário trazer uma certa interdisciplinaridade para a aula ao usar este seriado. Estão muito presentes no episódio temas voltados à Biologia em geral. Um dos primeiros tratados é o colapso das colônias de abelhas, que afeta o ecossistema a ponto de ser uma ameaça à espécie humana. Outro ponto interessante de ser discutido é o fato de que foram desenvolvidas abelhas-drone para mitigar os problemas ambientais que ocorreram após a extinção das abelhas naturais. Estes drones conseguem penetrar no sistema nervoso central das vítimas, assim, conteúdos de neurologia podem ser contextualizados através disso, como a anatomia do cérebro, a transmissão de dor, entre outros. Junto a esta temática, o educador também pode abordar inúmeros assuntos relacionados, como a relação do capitalismo com problemas ambientais, as causas do colapso e os motivos que levaram à criação dos drones. Outro tema muito presente é o comportamento nas redes sociais. A segurança de dados armazenados nos dispositivos, a sensação de inconsequência dos usuários de mídias sociais, o julgamento público online, tudo isso pode ser discutido em aula, por ser um tema muito pertinente na atualidade. Sobre as possibilidades de utilização da série televisiva como estratégia pedagógica, conclui-se que o episódio analisado pode  beneficiar a contextualização de matérias da Biologia, permitindo o uso da interdisciplinaridade problematizando sobre as relações da sociedade com a tecnologia e o ecossistema.


Palavras-chave


Estratégia pedagógica. Black Mirror. Ensino de Ciências

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