Última alteração: 17-09-2017
Resumo
Embasados no eixo norteador da escola ULBRA Concórdia de Candelária – Tudo o que fizer, faça o melhor que puder - bem como no tema gerador da rede de escolas - Herdeiros da Reforma transformando a sociedade- o presente trabalho descreve a atividade desenvolvida no primeiro semestre letivo de 2017 com alunos do ensino médio do educandário. Tal atividade refere-se ao desenvolvimento e execução do Projeto Litro de Luz, projeto esse impulsionado pela realização da Feira do Conhecimento desenvolvida na escola. A Feira do Conhecimento objetivou pôr os alunos em contato com aplicabilidade dos conhecimentos teóricos desenvolvidos na rotina escolar, bem como a possibilidade de extrapolar tais conhecimentos para além da escola e assim, transformar a realidade local. Com base na proposta da feira o aluno assumiu papel de protagonista do processo de ensino e aprendizagem, culminando para a estruturação do projeto a escolha grande área assim como do professor orientador, para então estabelecer os objetivos específicos, estudar, planejar e desenvolver o mesmo. Os autores acima mencionados optaram pela disciplina de física como a área do conhecimento pela qual o trabalho estaria relacionado e então, após realização de pesquisas, optaram por colocar em prática o Projeto Litro de Luz. Esse é um projeto de grande repercussão, que segundo a coordenação Litro de Luz Brasil[1], faz parte de uma organização não governamental que atua em 20 países. A opção por desenvolver o Projeto Litro de Luz para a feira do conhecimento deu-se pelo fato de que o mesmo utiliza uma tecnologia simples e sustentável e que é capaz de transformar a realidade local. A disciplina de física embasou conceitualmente tal projeto, pois relaciona as transformações de energia bem como a ótica, entre outros conceitos na montagem do equipamento. Sendo assim, o projeto descrito neste trabalho atendeu aos objetivos da Feira do Conhecimento realizada na instituição de ensino, visto que aliou os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais na construção do conhecimento global. Segundo Fagundes e Rosa (2014 apud Morin, 2000), um dos atuais paradigmas da educação consiste na preparação de indivíduos com capacidade de vislumbrar e solucionar problemas com base na ligação entre os saberes. Além disso, tais autores apontam que a “educação, neste contexto, se concentra em instigar o indivíduo a utilizar de maneira criativa, complexa e global os conhecimentos de que dispõe“. Nesse viés, os autores deste trabalho foram instigados a refletir sobre a realidade, desenvolver e executar, a partir dos saberes desenvolvidos em sala de aula, a pesquisa descrita. Para que assim pudessem transpor os muros da escola e modificar a dificuldades sociais. Tal transformação da realidade se dá ao aplicar os saberes conceituais de física na elaboração de uma luminária sustentável, que utiliza materiais de baixo custo e recicláveis. Para a construção desta os alunos, após densa pesquisa, juntamente com a professora orientadora, utilizaram uma lâmpada de LED e placa solar, retirada de uma simples luminária de jardim, bateria e garrafas pet. Foram construídas inicialmente dois modelos de luminárias que foram apresentadas e seu funcionamento explicado a todos os alunos do educandário, desde alunos da Educação Infantil a colegas do Ensino Médio. Como o projeto está em andamento, como possíveis desdobramentos futuros, pode-se citar a instalação das luminárias em residências de baixa renda ou então em locais com pouca luminosidade. Além disso, pode-se desenvolver uma oficina de construção das luminárias do Projeto Litro de Luz ampliando e reafirmando o real sentido da educação para a transformação da realidade e compartilhamento dos saberes.
[1] Disponível em: www.litrodeluz.com