Portal de Eventos da ULBRA., V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR

Tamanho da fonte: 
GESTÃO ORGANIZACIONAL E FINANCEIRA DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE DO HCPA
Ana Valls, Leonardo Bittencourt, Willian Pereira, Ederson Corgo, Rafaela Jobim, Sérgio Passos, Berenice Silva

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


Este trabalho tem o propósito de desenvolver um sistema de gestão laboratorial permitindo administrá-lo financeiramente, assim como produzir inventários online atualizados tornando o laboratório mais prático e ao alcance dos alunos e professores, facilitar o diálogo entre a pessoas envolvidas, tanto em relação a falta de materiais e equipamentos a serem providenciados, quanto no caixa sempre positivo para eventuais emergências. A justificativa para desenvolver o presente trabalho foi de organizar tanto funcionalmente, como financeiramente o laboratório para melhor conhecer as suas necessidades. A metodologia do trabalho seguiu as seguintes etapas: Inicialmente desenvolvemos uma planta baixa do laboratório; depois fizemos um levantamento do material e suas quantidades, dividindo em permanentes, descartáveis e reagentes em cada armário do laboratório. Tudo foi organizado em planilhas; por fim, fizemos orçamentos dos valores e levantamento de suas utilidades. O desenvolvimento de um sistema de identificação baseado em QR Code diretamente linkado aos inventários que estarão localizados no Google Drive. O QR Code é um código em duas dimensões que pode ser convertido rapidamente em informações em forma de texto interativo ou link, por meio de qualquer celular moderno. Portanto, a partir desta forma dinâmica de gestão, podemos manter controle imediato de tudo que está acontecendo no laboratório, e tomar as atitudes mais adequadas relacionadas a cada tipo de situação. Ou seja, todas as informações estariam ao alcance de um dispositivo móvel e toda gestão poderia ser realizada, inclusive, de fora do laboratório. As análises feitas até o momento permitem afirmar que houve interesse dos alunos em auxiliar na melhorias do laboratório, além disso, os alunos responsáveis pelo financeiro estão dedicados com as mudanças devido a esse propósito, melhorando inclusive, a motivação nas aulas práticas. Eles estão sendo melhor atendidos e houve uma diminuição em relação a falta de materiais como um todo. Como síntese geral, podemos afirmar que o projeto está motivando a todos os envolvidos, além de beneficiar a todos os usuários.



Palavras-chave


Tecnologia em Educação, Aulas Práticas, Funcionalidade.

Texto completo: PÔSTER