Portal de Eventos da ULBRA., V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO X INOVAÇÃO
Caroline Furquim Fernandes, Marcia Patrícia Martins, Gabrielle Roberta Brandt, Stéfani Da Silva Ribeiro

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


Como alunas do curso Normal e futuras estagiárias da rede pública do município de Gravataí, nos interessamos em conhecer o Ensino Híbrido com mais profundidade, a fim de provar sua eficácia na melhora da aprendizagem dos alunos. Escolhemos aplicar algumas estratégias, relacionadas ao estudo pesquisado, numa turma de terceiro ano, de uma escola pública. A metodologia utilizada em nosso trabalho foi primeiramente realizar pesquisas bibliográficas para a compreensão desta temática. A partir disso, elaboramos um questionário que foi feito com professores da rede pública e privada, de modo que obtivemos dados sobre a implantação desta nova estratégia metodológica no cotidiano da sala de aula. Depois da pesquisa, aplicamos o estudo de rotações (estações), na turma citada acima. O trabalho com a turma foi dinamizado da seguinte forma: os alunos foram organizados em grupos e receberam um envelope contendo o que deveriam pesquisar. Em cada grupo havia uma proposta de atividade como: pesquisa em livros, pesquisa na internet, construção de cartazes, entre outros. Essas atividades foram realizadas por todos os grupos durante a aplicação das rotações, após todos os grupos apresentaram as conclusões de seus trabalhos para a turma. Os alunos demonstraram-se interessados e alegres ao participarem da atividade proposta, tiveram uma experiência mais ativa e significativa, sendo autores de sua própria aprendizagem. Foi possível concluir que os alunos além de terem se envolvido, assimilaram os conhecimentos trabalhados de uma forma mais eficaz. Como já foi citado anteriormente, o Ensino Híbrido busca integrar os momentos on-line (quando os alunos estão estudando conectados à internet, em casa ou na escola) e o off-line (quando os aluno alunos estão estudando sem estar conectados, com professores, sozinhos ou com os colegas). Para que este trabalho seja realizado com sucesso, o professor deverá orientar os alunos durante a atividade e ficar atento desde o planejamento até a aplicação desta aula. Antigamente a educação considerava o professor como o centro do saber, no qual o conhecimento era transmitido somente por ele. Hoje em dia, com a facilidade de acesso à internet, temos muitos outros meios de buscá-lo. A tecnologia é uma ferramenta que nos proporciona uma integração entre o mundo virtual e o físico. Não são dois mundos distintos, mas um mundo interligado, onde os elementos não são fragmentados.



Palavras-chave


Híbrido; Metodologias ativas; blended (misturado)

Texto completo: PÔSTER