Portal de Eventos da ULBRA., V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR

Tamanho da fonte: 
COMO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
João Carlos Martini de Vargas, Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


A educação está passando por um período de grandes mudanças, fato que se mostra benéfico para o desenvolvimento de um país, visto que a mesma é primordial. Para que estas mudanças sejam de fato positivas, cada vez mais defende-se uma relação maior da escola com a tecnologia. A partir disso, vem o questionamento: Os estudantes utilizam as tecnologias para o estudo? Assim, tentando responder esta pergunta, este trabalho tem como objetivo principal compreender como os estudantes se comportam e como utilizam a tecnologia em sala de aula e nos estudos. Para tanto, foi utilizada a ferramenta Google Formulários, a fim de criar um questionário que os alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas pudessem responder. O questionário foi respondido por 22 alunos (n=22). Foi perguntado se tinham acesso à internet e quanto tempo ficavam conectados em média; se e como usavam a tecnologia na sala de aula e durante os estudos em casa. Além disso, diante de algumas afirmações sobre tecnologia na educação, utilizando uma escala Likert, os estudantes disseram se concordavam ou discordavam. Os resultados indicaram que, 81,8% responderam que usam tecnologia para aprendizado durante a aula, porém, 40,9% disseram usar o celular. Quando questionados sobre as formas que usam o celular, 15 responderam que usam para acessar as redes sociais, enquanto que 11 usam para estudar. O restante apontou que usa para ambos os casos. Além disso, os estudantes alegaram que na escola, usam o celular em aulas práticas, em pesquisas quando o professor permite, e até para registrar o que foi passado no quadro durante a aula. Vale lembrar que nesta pergunta os alunos puderam marcar mais de uma opção. Também foi questionado o que os estudantes costumam fazer para estudar. 18 responderam que assistem a videoaulas, 18 disseram que fazem pesquisas na internet. O restante alegou que tira dúvidas em fóruns virtuais e lê livros digitais sobre o conteúdo estudado. Diante de três frases, dispostas em escala Likert, os alunos puderam marcar se discordavam totalmente, parcialmente, se não concordavam nem discordavam e se concordavam parcialmente ou totalmente. A primeira afirmava que “O uso de tecnologia na escola é essencial”. 14 alunos concordaram totalmente, e nenhum discordou totalmente. A segunda afirmação, “O uso de tecnologia melhora o desempenho escolar”, foi marcada como concordo totalmente por 10 pessoas, nenhum discordou totalmente. A terceira frase era “O uso de tecnologia não atrapalha os estudos”. Sobre ela, dois alunos discordaram totalmente e três concordaram totalmente. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes entendem que seu aprendizado está diretamente ligado a aulas mais interativas, lúdicas, e que utilizem as tecnologias de maneira a tornar a sala de aula, ao invés de um lugar aonde os alunos sejam obrigados a ir, um espaço de integração social.  


Palavras-chave


Educação; Ensino Médio; Tecnologia Digitais

Texto completo: PÔSTER