Portal de Eventos da ULBRA., IV Salão de Iniciação Científica Jr

Tamanho da fonte: 
A PRATICA DA LEITURA
David Alex Siqueira

Última alteração: 04-10-2016

Resumo


Este projeto teve início no dia 4 de março de 2015, tendo como tema A Prática da Leitura. A leitura destaca-se por sua grandiosa função no meio escolar, dentro da sociedade e nas relações interpessoais. Este estudo foi realizado com objetivo de investigar o grau de importância dada à leitura pelos adolescentes. Através de coleta de dados, procurou-se verificar se os adolescentes estudantes do Ensino Médio do município de Sapiranga possuem práticas que demonstram interesse pela leitura e se recebem incentivos da escola edos pais para a mesma.Consta no projeto, pesquisa de campo através de questionário aplicado com estudantes do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, de todos os turnos das quatro escolas Estaduais de Ensino Médio do município de Sapiranga, elas são: Instituto Estadual de Educação Sapiranga; Instituto Estadual Professora Nena - CIEP; Instituto Estadual Mathilde Zatar e Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio. Aproximadamente 1.800 estudantes reponderam o questionário e cerca de 54 alunos se recusaram a divulgar os resultados de seus questionários.Com a análise e conclusão do questionário aplicado, pude perceber lendo as repostas da última questão, os estudantes do Ensino Médio planejam seu futuro, todos tem algum foco que pretende seguir. para a finalidade, digo que através da pesquisa de campo, o aluno não tem interesse em ler livros, e se lê, é por causa das avaliações valendo menção aplicadas pelo professor. O aluno não leitor não tem influência em casa, e com isto fica mais difícil a relação do aluno com o livro. Na pesquisa abordada cerca de 23 alunos do 3° ano do Ensino Médio do município de Sapiranga, dizem não saber que carreira pretende seguiir, ou se quer dizem o que pensam em fazer no futuro.PALAVRAS CHAVE: Leitura; estudantes; Ensino Médio.

Palavras-chave


Leitura; Estudantes; Ensino Médio.

Texto completo: PÔSTER