Portal de Eventos da ULBRA., XXIII Salão de Iniciação Científica

Tamanho da fonte: 
A CORRELAÇÃO SOCIAL E CIENTÍFICA ENTRE MODA E ARQUITETURA
Ketleen Monique Couto, Mateus Santana Pimenta, Lúcia Fernandes Santos Vitório

Última alteração: 20-12-2016

Resumo


Palavras Chave: Moda, Arquitetura, História da Arte

Introdução: Viajando para o passado, podemos perceber que desde a época da pré-história é notória a necessidade que o ser humano tem pela comida, casa e roupas. As casas serviam de refúgio para os homens e nessa época, estabeleceram a elas princípios mais intimistas que por fim resultou em espaços domésticos, que evoluíram para os lugares planejados que vemos hoje, com funcionalidade, estética e personalidade de cada usuário. Com este trabalho, pretende-se uma abordagem sócio-historica sobre a moda e a arquitetura.

Metodologia: Sua elaboração se deu através da revisão de literatura, procurando-se estabelecer uma relação entre as duas manifestações científicas: moda e arquitetura.

Resultados: A evolução das edificações provocou o surgimento de vários movimentos arquitetônicos, como no renascimento em que os arcos e cúpulas influenciaram na criação de saias volumosas sustentadas por armações imitando as abóbodas, no barroco com suas exuberantes ornamentações e assimetria, e no Art nouveau onde a arquitetura começa a buscar inspiração na natureza. Os movimentos artísticos na época não foram apenas expressões temporais arquitetônicas, o modernismo de Le Cobusier com a Villa de Savoye inspirou Coco Chanel na criação de seus Tailleures, um conjunto composto por saia e terninho, que com suas linhas minimalistas influenciaram as mulheres a deixarem de lado as volumosas e emperiquitadas saias rodadas da época. A associação de arquitetura com moda, ainda é pouco entendida por muitos pelo fato de uma ser mais imediatista na fase de criação, e a outra mais matemática, impalpável e ser mais lembrada por construção do que por estética.  É predominante a aparição de novas texturas e cores nas semanas de moda de todo mundo, que em meses depois estão depositadas em fachadas de edificações ou principalmente em projetos de interiores. É notório que no passado, movimentos como o Art Decó fundiram de forma agradável arquitetura e moda resultando até hoje em uma união que enriquece na fase de criação do arquiteto e do estilista. Segundo o estilista Elcio Ferraz, arquitetura sempre esteve de alguma forma ligada à moda, e isso aconteceu pelo fato dos profissionais de ambas as áreas, sempre estarem em busca de inovação e transformação junto com a sociedade. Arquitetura, moda e design, são ciências que estão se mostrando cada vez mais presentes na vida das pessoas, além de mostrarem ser cada vez mais dependentes uma da outra. Todas tem como maior propósito o estudo do ser humano, que é visto como usuário em ambas as ciências sendo que em uma ele é um usuário direto (moda) e na outra indireto (arquitetura). Moda e Arquitetura, tem como principal função trabalhar sociais de uma época, podemos ditar isso como tendências, que são atemporais e consequentemente concomitantes em ambas as ciências.

Conclusão: Os processos de criação na moda e na arquitetura possuem grandes associações, os arquitetos e estilistas seguem rituais de criação de produtos (edificações e roupas) envolvendo a concepção, o esboço, e o estudo sobre o uso de um objeto, entretanto, cada um envolve suas particularidades, umas mais complexas, outras nem tanto, mas sempre com princípios semelhantes. Na moda é essencial saber se o tecido dará o caimento exato para o modelo desenhado, assim como na arquitetura é indispensável saber se é viável um tipo estrutura e material para um determinado tipo de edificação.


Texto completo: PDF